Dança, gênero e sexualidade: (f)atos (auto) biográficos na formação e na docência em educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.922

Palavras-chave:

Dança, Gênero, Narrativa autobiográfica, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

O estudo investigou as relações autobiográficas com a dança, o gênero e a sexualidade no processo de (auto)formação de professores que lecionam aulas de Educação Física no Ensino Médio. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem (auto)biográfica, de natureza qualitativa, com professores(as) da rede estadual cearense. As narrativas foram coletadas a partir dos círculos reflexivos biográficos e submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados ressaltaram experimentações das normas e marcos subversivos em gênero e sexualidade nas trajetórias de vida; e destacaram desafios pedagógicos para ensinar a dança, apesar de afirmarem a sua importância na problematização dos referidos marcadores. Compreendeu-se que a convivência em ambientes que inibem ou potencializam a experimentação com a dança a partir da presença das normatizações ou das subversões de gênero e sexualidade, quer seja nas entrelinhas ou explicitamente, colaboram, em alguma medida, para as relações que os docentes estabelecem com esse objeto de conhecimento em suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do estado do Ceará

Graduado na Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte; especialista em Educação Física Escolar pela Unicesumar; especialista em gênero, diversidade e direitos humanos pela Unilab. Mestre pelo programa de mestrado profissional em Educação Física (ProEF). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará. Atuou como monitor da disciplina de psicologia e de metodologia do trabalho científico no ano de 2017 no Instituto Federal do Ceará- Campus Limoeiro do Norte; Bolsista do Programa de Iniciação à Docência. Membro do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade; membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico do Instituto Federal do Ceará. Áreas de interesse para pesquisa: Gênero, sexualidades e Educação Física Escolar.

Patricia Ribeiro Feitosa Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

É professora e pesquisadora na área da Educação e da Educação Física. Possui especialização em Treinamento Desportivo, mestrado em Educação em Saúde; doutorado e pós-doutorado em Educação.

Nilson Vieira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós-doutor em Saúde Coletiva. Graduado em Educação Física. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

 

Referências

ANDREOLI, G. S. A Dança e o Sagrado: a teoria de Mirce Eliade e a religiosidade na dança. Arte da Cena (Art on Stage), [S.I.], v. 8, n.2, p. 005-046, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/73376. Acesso em: 20 de janeiro. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.73376

ANDREOLI, G.S. Dança, gênero e sexualidade: narrativas e performances. Curitiba: Appris, 2019.

BARROSO, H. C. “O São João é gay!!”: horizontes interpretativos sobre as perfomances trans na festa junina no Ceará. ISSN: 2358-0844 n. 6, v. 1 nov 2016.-abr. 2017, p. 179-197. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34146. Acesso em: 22 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i6.20561

BUTLER, J. Regulações de gênero. Cadernos pagu, Campinas, p. 249-274, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/Tp6y8yyyGcpfdbzYmrc4cZs/. Acesso em: 08 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-8333201400420249

CASTRO, R. P. de. Gênero, sexualidade, religiosidade e escola: problematizando relações. 13º mundos de mulheres e fazendo gênero 11 - transformações, conexões e deslocamentos, 2017. Disponível em: https://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499401044_ARQUIVO_RoneyPolatoCastro_FazendoGenero_2017.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.

DINIZ, K. dos S; LUCKE, A.F; GERMANO, V.A.C; DARIDO, S.C. Dança no Ensino Médio: da contextualização à prática. In: DARIDO, S. C. Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017. p. 57 – 81.

FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTENELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev. para. med, Belém, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

IWAMOTO, T. C.; CARDOSO, T. R.; DE OLIVEIRA, L. M. Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas. Diversidade e Educação, [S.I.], v. 7, n. 1, p. 64-91, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9011. Acesso em: 20 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9011

LEITE, M. A.; MEDEIROS, N.; IWAMOTO, T.; DEVIDE, F.; FILGUEIRA, D. A temática gênero na licenciatura em Educação Física: discussões acerca da formação inicial. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/84292. Acesso em: 24 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84292

LIMA, E. de S.; PESSOA, K. L. E. de C.; PEREIRA, A. S. M. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85841. Acesso em: 24 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85841

LIMA, P. R. F.; PINTO, N. V.; MARTINS, R. A. Inclusão no ensino da dança na escola. Research, Society and Development, [S.I.], v. 9, n. 1, p. e23911564, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1564. Acesso em: 30 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1564

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. Ed. Belo Horizonte, 2000. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. Disponívelem:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1230/Guacira-Lopes-Louro-O-Corpo-Educado-pdf-rev.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jun. 2023.

MARANI, V. H. Corpo, dança e educação física: experiências subversivas de gênero e sexualidade? 225f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.

MARANI, V. H. Dança, Educação Física e heteronormatividade: enquadramentos corporais e subversões performativas. Movimento, Porto Alegre, v. 28, p. e28079, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/LkPW7PR8MCwMYX6mxffYxPt/. Acesso em: 18 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124843

MORAES, R; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2016.

NANNI, D. Dança educação: pré-escola à universidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

OLINDA, E. M. B; PINTO, E. B. O círculo reflexivo biográfico na pesquisa com jovens da periferia de Maracanaú-CE. Revista@ mbienteeducação, São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v.12, n.2, p. 263-286, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n22019p263a286

PORTO, J. dos S. Currículo, gênero e sexualidade: uma análise sobre as práticas discursivas e não-discursivas que reforçam posições de gênero e sexualidade na escola. Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad., [S.I.], v. 05, ed. especial, abr., 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1264. Acesso em: 15 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1264

PRADO, V. M. do. Entre ditos e não ditos: a marcação social de diferenças de gênero e sexualidade por intermédio das práticas escolares da Educação Física. 258f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, - Presidente Prudente, 2014.

SARAIVA, M.C; KLEINUBING, N.D. Estereótipos de movimento e gênero na dança no Ensino Médio. In: DORNELLES, P.G; WENETZ, I; SCHWEGBER, M.S.V. Educação Física e Gênero: desafios educacionais. Ijuí: ed. Unijuí, 2013. p. 59 - 74.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

LIMA, E. de S., LIMA, P. R. F., & PINTO, N. V. (2025). Dança, gênero e sexualidade: (f)atos (auto) biográficos na formação e na docência em educação física escolar. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 202–230. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.922

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.