Criatividade em modelagem matemática: levantamento analítico de pesquisas desenvolvidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.689

Palavras-chave:

Educação Matemática, Revisão bibliográfica, Processo criativo, Modelagem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um levantamento analítico das pesquisas que tratam da criatividade em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, a partir de uma revisão de literatura com método qualitativo, com base nos trabalhos publicados na forma de dissertações, teses e artigos em anais de eventos e periódicos. Dos quarenta e quatro trabalhos analisados, foram constituídas quatro categorias: 1. Processo criativo em Modelagem Matemática; 2. Aproximações entre criatividade e Modelagem Matemática; 3. Orientações para possibilitar o desenvolvimento da criatividade em Modelagem e; 4. Criatividade na produção internacional de Modelagem - algumas especificidades. A análise destas categorias mostrou que, embora recente, as pesquisas sobre criatividade em Modelagem Matemática estão em ascensão no âmbito nacional e internacional. De modo geral, os trabalhos comungam de um mesmo entendimento: a potencialidade da Modelagem em desenvolver a criatividade dos estudantes. Quando o foco são as aproximações entre criatividade e Modelagem, temos que o fato de a Modelagem ser uma atividade heurística a constitui um ambiente favorável à produção de produtos criativos. Para além desta característica, a liberdade e a autonomia dos estudantes neste ambiente também são aspectos que favorecem a criatividade, além da motivação e valorização da cultura do sujeito que modela. As características da criatividade – fluência, flexibilidade, originalidade, adequação e avaliação – também são apontadas como características comuns em um ambiente de Modelagem. Deste modo, elas são utilizadas para avaliar a criatividade na maioria das situações. No que tange à produção internacional, temos algumas especificidades, como o uso de testes para avaliar a criatividade e a proposição da criatividade grupal, inspiradas na perspectiva sociocultural da criatividade. Por fim, considerando a pesquisa em criatividade, quando olhamos para os trabalhos que investigam sua relação com a Modelagem, observamos que a ênfase está na questão da criatividade enquanto habilidade potencializada pela Modelagem.

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Biografia do Autor

Elenice Josefa Kolancko Setti, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2022). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Licenciada em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paranaense - Unipar (2006). Possui especialização em Ensino de Matemática e Física pela Unipar (2008), Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Univale (2011) e Especialização em Educação do Campo pela Univale (2012). Docente efetiva EBTT do Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM), na linha de pesquisa de Modelagem Matemática e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Educação do IFPR, campus Assis Chateaubriand (GEPEEIF), na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática. Atua nas linhas de pesquisa Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática e Criatividade no ensino.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015; do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM) e atua principalmente no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Toledo da UTFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Kolancko Setti, E. J., & Vertuan, R. E. . (2024). Criatividade em modelagem matemática: levantamento analítico de pesquisas desenvolvidas . Revista Pesquisa Qualitativa, 12(31), 261–293. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.689