A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612

Palavras-chave:

Ensino de física, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo, Software RQDA, Suporte de análise

Resumo

Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa, realizado no ano de 2016, e visa divulgar o trabalho com o uso de software, como suporte da Análise de Conteúdo (AC). Para o desenvolvimento de categorias e indicadores, foi utilizado o software de apoio à análise de dados qualitativa (RQDA). A pesquisa foi exploratória, segundo Gil (2008). Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas, o diário de bordo e as atividades realizadas por alunos da EJA, durante o ensino de Cinemática, em escola pública. O RQDA é um pacote do R para análise assistida por computador e tem como principal limite não permitir a análise de arquivos multimídia. Os resultados demonstram aspectos da pesquisa qualitativa e mostram um caminho metodológico da AC, utilizando o software RQDA de maneira integrada, o qual permitiu aos pesquisadores um maior tempo para as inferências sobre os resultados da pesquisa e, na análise dos dados, o desenvolvimento de categorias e indicadores.

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Biografia do Autor

Daniel de Jesus Melo dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ? UESB em 2017; Especialista em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade São Gabriel da Palha em 2015; Especialista em Matemática com Ênfase em Informática na Educação pela Universidade do Estado da Bahia ? UNEB em 2007; Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA em 2013; Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC em 2003; Graduado em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia ? ESEB em 1999. Possui formação nas áreas de Ensino de Física, Matemática e Estatística e atua nas linhas de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório e em Educação Científica e a Formação da Cidadania para o Trânsito

Priscila Valdênia dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Física (2007), mestrado em Física (2011) e em Meteorologia (2010) pela Universidade Federal de Campina Grande, e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora adjunta C no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em Física e em Ciências Atmosféricas, com ênfase em Física Estatística, Teoria Quântica de Campos, Climatologia e Aeronomia. Nos últimos anos tem se dedicado também às pesquisas sobre ensino de Física para alunos cegos e de baixa visão, experimentos de Física baseados em microcontrolador e material de baixo custo e robótica educacional com Arduino e Raspberry Pi.

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Bauru-SP (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2011) em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. É Professor Associado I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Curso de Licenciatura em Física. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP (UESB/Jequié-BA). Na Pesquisa, atuou na Área de Ensino de Física e História da Ciência, principalmente com o tema: História da Eletricidade do Séc. XVIII. Na Pesquisa e Extensão, atua com Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos; Aprendizagem Significativa de David Ausubel; Contextualização no Ensino de Física e Educação para o Trânsito. No administrativo já foi Coordenador da Área de Conhecimento Física e Sociedade CFP/UFRB (10/2013 a 04/2017), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física CFP/UFRB (06/2015 a 02/2017), Presidente da Comissão Orientadora de Estágio CFP/UFRB; Membro do Colegiado de Física CFP/UFRB (02/2014 a 02/2019); Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFRB - Subprojeto Física CFP/UFRB; e Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (EDITAL Nº 1/2020) - Subprojeto Física. Atualmente, é Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Física (NDE) CFP/UFRB, Coordenador da Área de Conhecimento Física e Sociedade do CFP/UFRB e Chefe do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias (NUEDAC) na PROEXT/UFRB.

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Publicado

2023-10-07

Como Citar

de Jesus Melo dos Santos, D., dos Santos, P. V., & Bragatto Boss, S. L. (2023). A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 805–824. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612