Dança, gênero e sexualidade: (f)atos (auto) biográficos na formação e na docência em educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.922Palavras-chave:
Dança, Gênero, Narrativa autobiográfica, Educação Física, Ensino MédioResumo
O estudo investigou as relações autobiográficas com a dança, o gênero e a sexualidade no processo de (auto)formação de professores que lecionam aulas de Educação Física no Ensino Médio. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem (auto)biográfica, de natureza qualitativa, com professores(as) da rede estadual cearense. As narrativas foram coletadas a partir dos círculos reflexivos biográficos e submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados ressaltaram experimentações das normas e marcos subversivos em gênero e sexualidade nas trajetórias de vida; e destacaram desafios pedagógicos para ensinar a dança, apesar de afirmarem a sua importância na problematização dos referidos marcadores. Compreendeu-se que a convivência em ambientes que inibem ou potencializam a experimentação com a dança a partir da presença das normatizações ou das subversões de gênero e sexualidade, quer seja nas entrelinhas ou explicitamente, colaboram, em alguma medida, para as relações que os docentes estabelecem com esse objeto de conhecimento em suas práticas.
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