Metodologia de pesquisa em Educação Matemática: complementaridade otteana baseada na semiótica
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.666Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Semiótica, Complementaridade, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo, a "Complementaridade otteana fundamentada na Semiótica" é apresentada como uma metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Os fundamentos filosóficos e epistemológicos que embasam essa metodologia são explorados, destacando-se seu papel na investigação educacional. São demonstradas diferentes abordagens práticas da mencionada Complementaridade, por meio de alguns exemplos de pesquisas que a utilizaram como base. Encerra-se o relato deste estudo, expondo as principais conclusões: a importância de abordar o caráter social e histórico da Matemática para compreender a própria natureza da disciplina Matemática, a compreensão de que a interdisciplinaridade é um fator central para a fundamentação da Educação Matemática e o entendimento de que adotar uma abordagem metodológica de pesquisa, sustentada na abordagem da Complementaridade otteana, exige que o pesquisador em Educação Matemática assuma o propósito de construção e constituição de uma “sempre renovada” postura investigativa, a cada problema e objeto que se pretende investigar.
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