Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O texto está adequado às normas contidas em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/about/submissions#authorGuidelines.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Todos os autores devem estar cadastrados na plataforma.
  • Os autores devem obrigatoriamente preencher o cadastro da submissão com os dados sobre o nome completo do(s) autor(es), filiação institucional, titulação, ORCID e contato.
  • No texto do artigo submetido, o autor não deve excluir referências pessoais (inclusive no nome do arquivo) e eliminar qualquer identificação nas propriedades do arquivo .doc ou .docx (WORD), garantindo a revisão cega por pares. (Revisor e autor não são revelados entre si, evitando conflito de interesses, coforme declaraçaõ do revisor). O nome do arquivo deve ser curto, escrito_RPQ_dia-mês_ano: Por exemplo: RPQ_12_11_23
  • No momento da submissão, o(s) autor(es) envia(m), como um documento suplementar, um relatório de software antiplágio. Uma possibilidade de software é o CopySpider freeware.
  • Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o(s) autor(es) se compromete(m) a enviar o arquivo para um revisor de língua portuguesa ou para um revisor do idioma em que o texto está escrito, bem como para um revisor do abstract.
  • Eu concordo a declaração de Ética e Boas práticas de Publicação, "deveres dos autores", disponibiilizadas em: https://editora.sepq.org.br/rpq/ethics.
  • Para a as pesquisas que envolvem seres humanos é necessário submeter, como documento suplementar, o parecer de aprovação do projeto, pelo comitê de ética, em acordo com as Resoluções 466/2012 e 510/2016, disponíveis, respectivamente em: 1) https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html; 2) https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
  • Taxa de Publicação - A Revista Pesquisa Qualitativa passou a cobrar taxa de publicação dos textos, a partir de 01/05/2023, com a exclusiva finalidade de custear as depesas de manutenção da revista, como website, DOI, serviços de terceiros junto à plataforma OJS, eventuais revisões de abstracts . A taxa única, no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), será cobrada por texto publicado, independentemente do número de autores. A cobrança se dará, única e exclusivamente, após o aceite do artigo e via link do Paypal, com dados da revista e observações de pagamento inseridas pelos autores. Ressalta-se que o pagamento não interefirá nos prazos e na rotina de avaliação, que permanecem idênticos.
  • Caso seja de interesse do(s) autor(es), é possível, após aceite do texto e revisão por um profissional, a publicação do texto em inglês.

Diretrizes para Autores

A Revista Pesquisa Qualitativa é interdisciplinar e tem por objetivo publicar artigos que tematizem a pesquisa qualitativa ou se alinhem a ela em termos de concepção de pesquisa.

A missão da Revista Pesquisa Qualitativa é divulgar a investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências Exatas, da Saúde, Humanas e Educação, esclarecendo a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes científico-filosóficos.

A Revista Pesquisa Qualitativa é um espaço onde são veiculados pesquisas e estudos que versam sobre investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências da Educação, Exatas, Humanas e da Saúde, segundo modalidades diversas dessa abordagem e suas possibilidades de trabalhar de diferentes modos, como hermenêutico, estrutural, etnográfico, histórico, simbólico e crítico.

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA

1 A Revista Pesquisa Qualitativa é promovida pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos - SE&PQ.

2 As ideias constituintes dessa Revista e os modos de funcionamento estão organizados no Regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa, publicado no site da revista.

3 A revista publicará artigos sobre a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes técnico-científico-filosófico-artístico; artigos sobre pesquisas realizadas; pesquisa qualitativa nas diferentes áreas do conhecimento; resenhas de obras de referência.

4 A revista é de publicação quadrimestral (contínua), desde  abril/agosto de 2022, com números preferencialmente lançados em janeiro, maio e setembro, de cada ano, por meio digital, disponível no site da SE&PQ - www.sepq.org.br.

5 Os artigos podem ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e francesa, com resumos e palavras-chave em Português e em Inglês.

6 O conteúdo da Revista Pesquisa Qualitativa é de caráter técnico-científico-filosófico-artístico.

7 A revista publica duas modalidades de artigos

a) de estudos, entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polêmicas, questões, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado; e

b) de pesquisa, entendida como investigação sobre um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.

7.1 Além de artigos, publica

a) Resenhas ou resumos de dissertações, entendidas como sínteses descritivas de obras de referência, dissertações ou teses, indicando a sua relevância e pertinências ao escopo da revista;

8 Cada número da Revista é fruto de uma organização da Equipe Editorial, que pode ser articulada por assuntos, áreas, modalidades de pesquisas ou por outros aspectos considerados apropriados em relação com a variedade de artigos submetidos e aprovados.

9 A Revista Pesquisa Qualitativa poderá, eventualmente, editar Número Temático organizado por pesquisador, convidado pela Equipe Editorial, para esse fim, ou por proponente que apresentar um projeto prévio sobre o Número. Mais detalhes sobre a proposição de números temáticos, ver regimento da Revista.

10 O conteúdo publicado é de exclusiva responsabilidade do autor ou autores.

11 Sobre os trâmites de avaliação do projeto temático: O Projeto do Número Temático deve ser encaminhado à  Equipe Editorial que avaliará a consonância do Projeto com a Política Editorial da Revista.

12 Os artigos encaminhados pelos autores proponentes, para os números regulares e para os números Temáticos serão enviados, sem nomear o autor, a dois consultores especialistas na área a que se refere o artigo para emitirem pareceres sobre sua relevância e qualidade. Em caso de dúvida, será buscado o parecer de mais um consultor.

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DO ARTIGO:

1 Submissão

O original deve ser submetido em uma versão cega por meio desta plataforma. O manuscrito deve ser enviado no arquivo Template, disponível para download (clique aqui)

2 Formatação/composição do artigo

O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou docx) e atendendo as seguintes especificações de formatação e composição. Além disso, deve ser submetido no "arquivo template" disponível para download ao final dessas instruções.

2.1 Tamanhos dos textos a serem submetidos à revista.

2.1.1 Artigo

O texto do artigo deve ter entre 15 laudas, no mínimo, e 30 laudas, no máximo.  Layout da página: papel A4, margens superior e inferior: 2,5 cm; margens esquerda e direita: 3 cm.

2.1.2 Resenha

As resenhas deverão ter, no máximo 10 laudas, seguindo o mesmo layout de página do artigo

2.1.3 Resumos de dissertações e teses

Os resumos de dissertações e teses deverão ter, no máximo, 04 laudas, seguindo o mesmo layout de página do artigo

O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive á ordem dessa apresentação:

2.2 Título

Fonte Times New Roman, tamanho 12, todo em letras maiúsculas e em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado.

2.3 Título em Língua Inglesa

Fonte Times New Roman, tamanho 12, todo em letras maiúsculas e em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado.

2.4 Nome(s) do(s) Autor(es)

Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita, não negritado. Caso tenha mais que um autor, os nomes precisam estar separados por uma linha. Inserir nota de rodapé, para cada autor, constando as seguintes informações sobre os autores: Titulação, nome da Instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. E-mail.

2.5 Resumo

O resumo deve vir separado do nome dos autores por duas linhas. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo no máximo 150 palavras. A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, justificado. O resumo deve vir escrito logo depois da palavra Resumo.

2.6 Palavras-chave

Deverão ser usadas no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Elas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado e devem ser separadas por ponto e vírgula

2.7 Abstract

O abstract do artigo deve ser elaborado em língua inglesa. Deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo. A palavra Abstract deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, justificado. O abstract deve vir escrito logo depois da palavra Abstract.

2.8 Keywords

Deverão ser usadas no mínimo três e no máximo cinco keywords, conforme feito nas palavras-chaves. Elas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado e devem ser separadas por ponto e vírgula

2.9 Textos em língua estrangeira

Textos em espanhol, italiano, inglês ou francês devem trazer Resumo e Palavras-chave na própria língua que o artigo foi escrito, ou seja, em espanhol, italiano, inglês ou francês e uma versão desses mesmos tópicos em língua portuguesa e inglesa.

3 Detalhes sobre o corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois de 0 pt., alinhamento justificado. O recuo de início de parágrafo deve ser de 1,25 cm para a primeira linha. Para o destaque de palavras/frases no decorrer do texto, utilizar o recurso itálico.

3.1 Indicativo de sessão: De acordo com as normas da ABNT atual 

O indicativo de sessão é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado apenas por um espaço. São empregados algarismos arábicos na numeração e deve-se limitar a numeração progressiva até a sessão quinaria. (Ex: 1,   1.1, ...,   2,   2.1, ...)

Os títulos das sessões (primária, secundária etc.) Devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linha 1,5 cm, alinhamento à esquerda. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula. O espaço entre cada subtítulo e o corpo do texto deve ser de duas linhas

3.2 Citações: Devem ser seguidas as normas da ABNT atual 

3.3 Notas de Rodapé

Devem vir ao final da página, numeradas em sequência em algarismos arábicos, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

3.4 Ilustrações

Devem ser seguidas as normas da ABNT atual 

3.5 Tabelas

Devem ser seguidas as normas de apresentação tabular do IBGE

3.6 Referências

Devem seguir as normas da ABNT em vigor

Estudos

Estudos são entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polémicas, questões, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado.

Artigos de Pesquisa

Pesquisa é entendida como investigação sobre um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.

Resenhas

Resenhas sobre obras de referência que abordem a pesquisa qualitativa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.