Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto está adequado às normas contidas em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/about/submissions#authorGuidelines.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- Todos os autores devem estar cadastrados na plataforma.
- Os autores devem obrigatoriamente preencher o cadastro da submissão com os dados sobre o nome completo do(s) autor(es), filiação institucional, titulação, ORCID e contato.
- No texto do artigo submetido, o autor não deve incluir referências pessoais (inclusive no nome do arquivo) e eliminar qualquer identificação nas propriedades do arquivo .doc ou .docx (WORD), garantindo a revisão cega por pares. (Revisor e autor não são revelados entre si, evitando conflito de interesses, coforme declaraçaõ do revisor). O nome do arquivo deve ser curto, escrito_RPQ_dia-mês_ano: Por exemplo: RPQ_12_11_23
- No momento da submissão, o(s) autor(es) envia(m), como um documento suplementar, um relatório de software antiplágio. Uma possibilidade de software é o CopySpider freeware.
- Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o(s) autor(es) se compromete(m) a enviar o arquivo para um revisor de língua portuguesa ou para um revisor do idioma em que o texto está escrito, bem como para um revisor do abstract.
- Eu concordo a declaração de Ética e Boas práticas de Publicação, "deveres dos autores", disponibiilizadas em: https://editora.sepq.org.br/rpq/ethics.
- Para a as pesquisas que envolvem seres humanos é necessário submeter, como documento suplementar, o parecer de aprovação do projeto, pelo comitê de ética, em acordo com as Resoluções 466/2012 e 510/2016, disponíveis, respectivamente em: 1) https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html; 2) https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
- Taxa de Publicação - A Revista Pesquisa Qualitativa passou a cobrar taxa de publicação dos textos, a partir de 01/05/2023, com a exclusiva finalidade de custear as depesas de manutenção da revista, como website, DOI, serviços de terceiros junto à plataforma OJS, eventuais revisões de abstracts . A taxa única, no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), será cobrada por texto publicado, independentemente do número de autores. A cobrança se dará, única e exclusivamente, após o aceite do artigo e via link do Paypal, com dados da revista e observações de pagamento inseridas pelos autores. Ressalta-se que o pagamento não interefirá nos prazos e na rotina de avaliação, que permanecem idênticos.
- Caso seja de interesse do(s) autor(es), é possível, após aceite do texto e revisão por um profissional, a publicação do texto em inglês.
- O manuscrito incorpora, quando possível, referências da Revista Pesquisa Qualitativa, no sentido de manter o debate atualizado e entender o periódico como um ambiente de diálogo permanente sobre o tema. Além disso, se sustenta em referências bibliográficas que confirmam um estudo mais aprofundado sobre pesquisa qualitativa, para além de manuais básicos ou introdutórios sobre o tema.
Estudos
Estudos são entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polémicas, questões, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado.
Artigos de Pesquisa
Pesquisa é entendida como investigação sobre um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.
Resenhas
Resenhas sobre obras de referência que abordem a pesquisa qualitativa.
Fluxo Contínuo Parcial (Exceto Saúde)
Esta seção mantém o recebimento de textos do fluxo contínuo, exceto da área de saúde, uma vez que o volume de textos recebidos nos últimos 10 dias excede a nossa capacidade editorial. Portanto, textos da área de saúde, submetidos a partir do dia 01/06/2024, serão arquivados imediatamente.
PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA
s pesquisas com narrativas (auto)biográficas, de natureza qualitativa, utilizadas nas ciências humanas e sociais, principalmente, permitem uma maior aproximação a aspetos da docência, na complexidade e riqueza dos seus percursos e vivências – pessoais, profissionais e formativos. Tratam-se, assim, de uma construção que integra eminentemente as dimensões subjetiva e intersubjetiva, uma vez que articulam perspetivas do sujeito, concepções e representações, e atribuem ao campo epistemológico a quem se integram características únicas. As narrativas (auto) biográficas revelam-se, desse modo, decisivas e potenciais num processo de investigação.
Este número temático visa reunir um conjunto de estudos que, pelas características específicas e singularidades, se inscreve, essencialmente, na abordagem qualitativa, com recurso às Narrativas (Auto) Biográficas, cujo interesse de investigação recaia sobre a Formação de Professores e a Docência, seus percursos e experiências. Como propósito transversal encontra-se o compromisso dos estudos que comporão este Número Temático que, por opção metodológica, por um lado, evidenciarão o valor inestimável da Abordagem Qualitativa na/para a Formação e a Docência, não exclusivamente para as ciências humanas e sociais, mas também para as demais ciências; e, por outro, dar a conhecer e compreender fenômenos da Formação e da Docência que, no essencial, não são facilmente mensuráveis. Por esta razão, este número temático traz para o debate PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA.
Trata-se de uma iniciativa assumida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e pelo Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA) e Educação (UECE), que se enquadram no compromisso de fomentar estudos e divulgação de percursos e vivências que, independentemente dos espaços geográficos e temporais onde ocorram, poderão contribuir para a melhoria da qualidade da formação de professores e da Docência.
Psicologia e Pesquisa Qualitativa
Essa seção é destinada a manuscritos que enfocam pesquisa qualitativa em Psicologia, tanto teóricos, quanto pesquisa de campo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.