Construtivismo e Construcionismo no trabalho com robótica educacional: a vista de um ponto, a partir de nosso ponto de vista
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.389Resumo
Este estudo objetiva comparar elementos teóricos das concepções construtivista, de Piaget (1983), e construcionista, de Papert (2008). Uma vez estabelecidos os elementos convergentes dessas concepções, objetiva-se aprofundar o debate sobre as congruências teóricas que se relacionam e sua utilização para o aprimoramento do ensino com e da robótica na escola de ensino fundamental. Este documento decorre de estudos bibliográficos e reflexivos dos autores sobre o tema, o qual é focado sob o ponto de vista da necessidade de superação de visões meramente tecnicistas a respeito da inserção da robótica nas práticas pedagógicas. Um importante ponto de convergência entre as teorias é a questão da valorização da expressão de diferentes linguagens utilizadas para apresentar as construções concretas, as quais denotem as estruturas mentais desenvolvidas para atender a determinado propósito.
Palavras-chave: Robótica Educacional; Ensino; Construtivismo; Construcionismo.
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