Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Pesquisa Qualitativa é interdisciplinar e tem por objetivo publicar artigos que tematizem a pesquisa qualitativa ou se alinhem a ela em termos de concepção de pesquisa.
A missão da Revista Pesquisa Qualitativa é divulgar a investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências Exatas, da Saúde, Humanas e Educação, esclarecendo a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes científico-filosóficos. Nesse sentido ela é um espaço onde são veiculados pesquisas e estudos que versam sobre investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências Exatas, da Saúde, Humanas e Educação, segundo modalidades diversas dessa abordagem e suas possibilidades de trabalhar de diferentes modos, como hermenêutico, estrutural, etnográfico, histórico, simbólico, crítico.
A revista publicará artigos sobre a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes técnico-científico-filosófico-artístico; artigos sobre pesquisas realizadas; pesquisa qualitativa nas diferentes áreas do conhecimento; resenhas de obras de referência.
Os artigos podem ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e francesa, com resumos e palavras-chave em Português e em Inglês.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos encaminhados pelos autores proponentes, para os números regulares e para os números Temáticos, serão enviados, sem nomear o autor, a dois consultores externos especialistas na área a que se refere o artigo para emitirem pareceres sobre sua relevância e qualidade. Em caso de divergência, um terceiro parecer será solicitado.
Periodicidade
A revista é quadrimestral desde 2016.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Pareceristas ad hoc
Pareceristas ad hoc no ano de 2018
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Universidade Federal de Goiás
Adriana Zilly - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Alcina Martins - Universidade Lusófona do Porto
Alessandro Gemino – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Universidade Federal de Juiz de Fora
Amanda Meincke Melo - Universidade Federal do Pampa
Ana Maria de Almeida - Universidade de São Paulo
Ana Pereira Antunes - Universidade da Madeira
Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Anna Cecília Bezerra - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns
Beatriz Manzano - Antonio de Nebrija University
Bernadete Medeiros Fernandes Lessa - Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro
Carlos Cardoso Silva - Universidade Federal de Goiás
Carmen Gamarra - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Carmen Lúcia Brito Tavares Barreto – Pontifícia Universidade Católica
Cecilia Melella - Universidad de Buenos Aires
Clélia Maria Ignatius Nogueira – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Clodis Boscarioli - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Cristiane Correia Taveira – Instituto Nacional de Educação de Surdos
David Alfonso Páez - Universidad Autonoma de Aguascalientes
Débora Candido de Azevedo - MDR - Psicólogos Associados, FLUIR PSICOLOGIA
Douglas Moraes
Dulce Maria Strieder– Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Elaine Lopez Feijoo - Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro
Elisangela Bellafronte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Elza Dutra - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Esperança Gago
Fabiane Maria Garcia - Universidade Federal do Amazonas
Fabiano Antunes - Universidade Federal da Grande Dourados
Flomar Chagas – Instituto Federal de Goiás
Gerusa Ferreira Lourenço - Universidade Federal de São Carlos
Guilherme da Silva Sant'Anna - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Henriette Tognetti Penha Morato – Universidade de São Paulo
Ingrid de Mello Vorsatz - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Jorge Bidarra – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
José Carlos Pinto da Costa - Universidade Nova de Lisboa
Kelly Roberta Mazzutti Lübeck – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Lucia Terezinha Zanato Tureck – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Luciana Mara Monti - Universidade de São Paulo
Luciane Torezan Viegas - Centro Universitário Ritter dos Reis
Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas
Luiz Alexandre da Silva Rosado - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano - Universidade Estadual do Ceará
Marcello Accetta
Maria Aparecida Viggiani Bicudo – Universidade Estadual Paulista
Melina Séfora Souza Rebouças - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Myriam Moreira Protasio - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Natalia Del Angelo Aredes - Universidade Federal de Goiás
Reginaldo Aparecido Zara – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Renata Grossi - Universidade Estadual de Londrina
Renata Meira Véras - Universidade Federal da Bahia
Roberta Amorelli
Roberto Novaes
Robson Simplicio de Sousa - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Rodrigo Saavedra
Rosana Franzen Leite – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Rosane Meire Munhak da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Serigne Ababacar - Universidade Federal de Goiás
Silvio Donizetti Gallo - Universidade Estadual de Campinas
Vander Valduga - Universidade Federal do Paraná
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Pareceristas ad hoc no ano de 2019
Adriana Zilly - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Universidade Federal de Juiz de Fora
Ana Paula Macedo - Universidade do Minho
Ana Luísa Veloso - Universidade do Minho
Anabela Rodrigues
Beatriz Cardoso Lobato - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Carina Sperotto Librelotto - Centro Universitário União da Américas e Unioeste
Carlos Cardoso Silva – Universidade Federal de Goiás
Carmen Gamarra - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Cláudia Silveira Viera – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Claudia Zamberlan - Universidade Franciscana
Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro - Centro Universitário Estácio do Ceará
Consuelo Chapela
Cristina Araújo Martins - Universidade do Minho
David Afonso Páez - Universidad Autónoma de Asunción
Elza de Fátima Ribeiro Higa - Faculdade de Medicina de Marília
Evani Marques Pereira - Centro Universitário de Maringá
Fabiane Maria Garcia - Universidade Federal do Amazonas
Helena Mesquita - Instituto Politécnico De Castelo Branco
Helena Presado - Escola Superior de Enfermagem De Lisboa
Ivaneliza Simionato de Assis - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
Jaime Ribeiro - Universidade de Aveiro
Joab Jefferson da Silva Xavier – Universidade de São Paulo
José Carlos Pinto da Costa - Universidade Nova de Lisboa
José Luís Carvalho
Luciane Torezan Viegas - Centro Universitário Ritter dos Reis
Lucimara Fabiana Fornari
Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas
Magali Aparecida Alves de Moraes - Faculdade de Medicina de Marília
Marco Aurélio Kalinke - Universidade Federal do Paraná
Maria Marta Nolasco Chaves - Universidade Federal do Paraná
Maria Celi Chaves Vasconcelos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Marli Terezinha Stein Backes - Universidade Federal de Santa Catarina
Nilma Margarida de Castro Crusoé - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Patricia Sa - Universidade de Aveiro
Paula Sapeta - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Paulo Alexandre de Castro - Universidade Federal de Goiás
Paulo Oliveira - Universidade Federal de Santa Catarina
Reinaldo Antonio Silva Sobrinho – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Rodrigo Arellano Saavedra - Universidad Católica del Maule
Ronaldo Nunes Linhares - Universidade Tiradentes
Rosane Meire Munhak da Silva - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sílvia Araújo de Barros - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Silvia Piedade de Moraes - Universidade Guarulhos
Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá - Universidade do Minho
Valderez Marina do Rosário Lima - Pontifícia Universidade Católica
Verilda Speridião Kluth - Universidade Federal de São Paulo
Zelia Santos – Universidade de Fortaleza
Histórico do periódico
A Revista Pesquisa Qualitativa foi desenhada há longa data. Logo que a Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos foi criada em 1989, decidiu-se pela publicação de Cadernos de Pesquisa Qualitativa. Foram publicados três números em 1990 e 1991. Em seguida, a Sociedade decidiu parar com essa modalidade de publicação de seus trabalhos, pois a edição de livros organizados por temas mostrou-se mais promissora, tanto em termos de maior visibilidade, como, também, de poder contar com infra-estrutura das editoras.
Durante o primeiro Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, em 2001, que ocorreu em Bauru, São Paulo, na Universidade do Sagrado Coração, começou-se a pensar na possibilidade da criação de uma Revista de Pesquisa Qualitativa, dado o vigor das discussões havidas e dos trabalhos apresentados. E assim se deu.
O primeiro número foi editado em 2005, trazendo o tom dos debates que ocorreram no evento e afirmando que estava se constituindo, com essa Revista, um espaço para serem veiculados pesquisas e estudos que versam sobre investigação qualitativa, realizada nas áreas das ciências exatas, da saúde, humanas e da educação e, conforme afirmação da LINHA EDITORIAL, do número 1, ano 1, 2005, “segundo perspectivas diversas dessa abordagem, envolvendo fenomenologia e dialética e suas diversas modalidades, como hermenêutica, estrutural, etnográfica, histórica, simbólica, crítica”. Foram publicados três números e, em virtude de dificuldades circunstanciais enfrentadas, a Sociedade não conseguiu se articular para dar andamento a esse projeto.
Em 2015 a Sociedade enfrentou um impasse: extinguir-se ou retomar-se com energia para que o seu pro-jeto continuasse a lançar à frente possibilidades de acontecer a articulação da Pesquisa Qualitativa. Optamos pela segunda alternativa. Os desafios são muitos, pois vivemos no país uma crise político-econômica de grandes proporções e os professores-pesquisadores de nossas universidades públicas e privadas estão assoberbados de trabalho, tendo dificuldade de reunirem-se, com mais frequência, para debater pesquisa.
Essa nossa escolha pautou-se no entendimento de que há preponderância da pesquisa qualitativa, em suas diversas vertentes e concepções, principalmente na área das Humanas e na da Educação. Entendemos que esse trabalho deva ser mostrado com a força que apresenta, donde dispormos de uma Sociedade que tenha por fim reunir essa produção se torna importante.
Constatamos ser notório que vivemos um momento em que há grande produção de pesquisa de qualidade em que se evidencia a modalidade qualitativa de investigação. Em sintonia com o CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa que tem promovido congressos anuais sobre investigação qualitativa, decidimos trabalhar em parceria e retomarmos também a Revista Pesquisa Qualitativa. Agora, porém, não mais na forma impressa, porém, eletrônica.
Retomar a Revista Pesquisa Qualitativa neste momento traz esta proposta: Contribuir para que a produção do conhecimento realizado de modo qualitativo se torne pública.