Compreensões dos professores quando resolvem uma tarefa matemática com potencial para o desenvolvimento do raciocínio matemático
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.860Palavras-chave:
Tarefa Exploratória, Raciocínio Matemático, Processos de Raciocínio Matemático, Entendimentos Essenciais, Formação de ProfessoresResumo
O desenvolvimento do Raciocínio Matemático (RM) tem sido objeto de estudos e discussões em processos formativos. Nesta perspectiva, apresenta-se, neste artigo, resultados de uma investigação realizada a partir da resolução de uma tarefa exploratória durante o desenvolvimento de um processo de formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De natureza qualitativa e interpretativa, a presente pesquisa tem, como objetivo, investigar as compreensões evidenciadas pelas docentes em relação aos processos de conjecturar e generalizar a partir da análise de resoluções de uma tarefa matemática. A partir do método de pesquisa Investigação Baseada em Design (IBD), concluímos que, no momento de resolução e discussão da tarefa, identificaram-se compreensões dos processos de conjecturar e generalizar. Além disso, foi possível identificar e sistematizar o uso de diferentes relações matemáticas que envolvem o conceito de sequência numérica por meio da resolução da tarefa exploratória.
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