Compreensões dos professores quando resolvem uma tarefa matemática com potencial para o desenvolvimento do raciocínio matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.860

Palavras-chave:

Tarefa Exploratória, Raciocínio Matemático, Processos de Raciocínio Matemático, Entendimentos Essenciais, Formação de Professores

Resumo

O desenvolvimento do Raciocínio Matemático (RM) tem sido objeto de estudos e discussões em processos formativos. Nesta perspectiva, apresenta-se, neste artigo, resultados de uma investigação realizada a partir da resolução de uma tarefa exploratória durante o desenvolvimento de um processo de formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De natureza qualitativa e interpretativa, a presente pesquisa tem, como objetivo, investigar as compreensões evidenciadas pelas docentes em relação aos processos de conjecturar e generalizar a partir da análise de resoluções de uma tarefa matemática. A partir do método de pesquisa Investigação Baseada em Design (IBD), concluímos que, no momento de resolução e discussão da tarefa, identificaram-se compreensões dos processos de conjecturar e generalizar. Além disso, foi possível identificar e sistematizar o uso de diferentes relações matemáticas que envolvem o conceito de sequência numérica por meio da resolução da tarefa exploratória.

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Biografia do Autor

Leandro Quirino dos Anjos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2017), graduação em Matemática pela Faculdade de Apucarana (2010) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023). Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal Educação de Marialva - PR. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática nos Anos Iniciais; Processo de Formação Continuada; Raciocínio Matemático; Desenvolvimento Profissional.

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019). É líder do grupo de pesquisa Perspectivas em ensino e aprendizagem em Matemática. Realiza suas pesquisas em História da Matemática na Educação Matemática, em Raciocínio Matemático e seus processos e em Formação de Professores.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem, Tarefas matemáticas, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

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Publicado

2025-02-15

Como Citar

Anjos, L. Q. dos, Araman, E. M. de O., Schneider Gross, G. F., & Trevisan, A. L. (2025). Compreensões dos professores quando resolvem uma tarefa matemática com potencial para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(33), 115–146. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.860