Internacionalização na formação profissional em fisioterapia no Brasil e em Portugal: desafios para implementação de ações
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.616Palavras-chave:
Educação superior, Formação acadêmica, Cooperação internacional, FisioterapiaResumo
O estudo analisou desafios vivenciados na formação em Fisioterapia, no Brasil e em Portugal, para implementar ações de internacionalização. Estudo de casos múltiplos, integrados, com participação de oito gestores de curso, quatro de cada país, e 12 professores, seis de cada país. Utilizou-se entrevista semiestruturada aos gestores e grupo focal aos professores. Análise de conteúdo temática foi produzida com o NVivo. Cinco categorias emergiram: necessidade de divulgação e comunicação nas instituições de ensino; criação de estratégias e captação de recursos para a mobilidade estudantil; ampliação de ações de mobilidade docente e pesquisas interinstitucionais; implementação da internacionalização em casa; adequação curricular para estreitar as ações de internacionalização. Portanto, os desafios apontaram necessidade de estratégias de divulgação, financiamentos, ampliação da mobilidade docente e pesquisas, internacionalização em casa e adequações curriculares. Outrossim, os participantes também apontaram elementos potencializadores para ações de internacionalização na graduação, como a diversidade de áreas e práticas de estágios.
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