Análise textual discursiva na identificação de conceitos da Etnomodelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.570

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomodelagem, Formação de professores, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este artigo traz o recorte de uma pesquisa realizada e tem por objetivo apresentar o uso de Análise Textual Discursiva para identificar possíveis evidências das abordagens ética, êmica e dialógica, que fundamentam a Etnomodelagem, presentes nas contribuições de professores que ensinam matemática na Educação Básica. Essa identificação ocorreu por meio da transcrição e submissão à análise de três entrevistas de professores de matemática, participantes de formação realizada num município do interior da Bahia, no ano de 2020. As quatro categorias emergentes resultantes da análise foram: Processo formativo, Docência, Currículo e Abordagem dialógica. Os resultados evidenciaram que antes da formação os professores utilizavam livros didáticos ainda não atualizados pela Base Nacional Comum Curricular como única referência para o ensino dos conteúdos matemáticos e, paralelo a isso, não conheciam o termo etnomodelagem, mas reconheciam ações necessárias que sinalizavam tendências aos pressupostos êmicos.

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Biografia do Autor

Marlúbia Corrêa de Paula, UESC

Graduada em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com especializações em Supervisão e Administração Escolar (2008/FACEL-Curitiba-PR), Gestão e Tutoria em EAD (2009/ SENAC/RS) e Matemática Aplicada (2010/UPF/ Passo Fundo - RS). Mestre e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com doutorado sanduíche realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) no distrito de Vila Real em Portugal com financiamento PDSE/CAPES com orientação dos doutores Lorí Viali, Gleny Guimarães (Brasil) e Maria Manuel da Silva Nascimento(Portugal). Atualmente é Professora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus-BA no curso de licenciatura em matemática e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM- 2029 (UESC) na linha de pesquisa referente a formação de professores. Professora coordenadora do projeto de pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática. Integrante do seguinte Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT) coordenação professora Drª Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). Possui como temáticas de interesse em pesquisas, os assuntos voltadas a: Formação de professores; Estudos sobre Análise Textual Discursiva com uso de softwares na pesquisa qualitativa.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Eça, J. L. M. de ., de Paula, M. C., & Peixoto, J. L. B. . (2023). Análise textual discursiva na identificação de conceitos da Etnomodelagem . Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 664–687. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.570