Análise textual discursiva na identificação de conceitos da Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.570Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomodelagem, Formação de professores, Análise Textual DiscursivaResumo
Este artigo traz o recorte de uma pesquisa realizada e tem por objetivo apresentar o uso de Análise Textual Discursiva para identificar possíveis evidências das abordagens ética, êmica e dialógica, que fundamentam a Etnomodelagem, presentes nas contribuições de professores que ensinam matemática na Educação Básica. Essa identificação ocorreu por meio da transcrição e submissão à análise de três entrevistas de professores de matemática, participantes de formação realizada num município do interior da Bahia, no ano de 2020. As quatro categorias emergentes resultantes da análise foram: Processo formativo, Docência, Currículo e Abordagem dialógica. Os resultados evidenciaram que antes da formação os professores utilizavam livros didáticos ainda não atualizados pela Base Nacional Comum Curricular como única referência para o ensino dos conteúdos matemáticos e, paralelo a isso, não conheciam o termo etnomodelagem, mas reconheciam ações necessárias que sinalizavam tendências aos pressupostos êmicos.
Downloads
Métricas
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2022.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DE PAULA, M.C; FERNANDES, L.S. Uso de análise textual discursiva para identificação das concepções de professores de matemática sobre métodos de avaliação no ensino remoto. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, Pernambuco, v. 13, n. 1, p. 25-44, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250386. Acesso em 8 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.250386
DUTRA, E. D. R. Etnomodelagem e café: propondo uma ação pedagógica para a sala de aula. 2020. 319f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-210, out. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132003000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
OREY, D. C.; ROSA, M. Explorando uma abordagem dialógica da etnomodelagem: Traduzindo o conhecimento matemático local e global a partir de uma perspectiva sociocultural. Jornal Latino-americano de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 11, n. 1, p. 179-210, jul. 2018. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/485. Acesso em: 8 jul. 2023.
PAULA, M.C de. A prática pedagógica na formação de professores com uso de TDC sob o foco das objetivações de Agnes Heller: Brasil e Portugal num estudo de caso múltiplo integrado. 2018. 378f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PAULA, M. C de., VIALI, L., GUIMARAES, G. T. D. Uso do software sphinx durante a realização de análise textual discursiva: outros percursos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Espírito Santo, v. 5, n. 3, p. 173-192, nov. 2019. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.128 DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.128
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: A abordagem dialógica de saberes e técnicas êmicas e éticas. Contexto & Educação, Ijuí, v. 29, n. 94, p. 132-152, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3110. Acesso em: 3 dez. 2020.
ROSA, M; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a abordagem dialógica da investigação de saberes e técnicas êmicas e éticas. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 29, n. 94, p. 132-152, 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3110. Acesso em: 8 set. 2020.
SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali- quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 569-584, dez. 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157/100. Acesso em: 20 set. 2022.
SEMIDÃO, R. A. Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas. 2014. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110783. Acesso em: 24 set. 2022.
SOUSA, R. S; GALIAZZI, M. do C. A categoria na análise textual discursiva: sobre método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 514-538, dez. 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/130. Acesso em: 13 set. 2022.
SOUSA, R. S; GALIAZZI, M. do C.; SCHMIDT, E. B. Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 311-333, dez. 2016. Disponível em: encurtador.com.br/uHMZ7. Acesso em: 15 set. 2022.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: Estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.