Momento cultural como propulsor de narrativas autobiográficas na pesquisa-formação com professores/as iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1177

Palavras-chave:

Momento Cultural, Pesquisa-Formação, Narrativas autobiográficas, Indução profissional, Formação de professores/as

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa-formação com professores/as iniciantes, desenvolvida de forma colaborativa entre três universidades públicas. Com a intencionalidade de tornar os encontros mais acolhedores, sensíveis, humanizados, confiáveis e possibilitadores de troca de narrativas/experiências, organizamos espaços de “momento cultural”, apresentando cenas de filmes, poesias, excertos de falas e de textos, músicas, entre outros. O estudo se orienta teoricamente pela compreensão do que é pesquisa-formação (Josso, 2006); indução profissional (Cruz; Farias; Hobold, 2020), narrativas autobiográficas e a formação cultural especialmente a partir das concepções de Bourdieu (2016), Campos (2002) e Chaui (2008, 2018). Participaram da pesquisa-formação seis pesquisadoras/formadoras e 17 professores/as em início de carreira da região Sul do Brasil. Constatou-se que o momento cultural propicia a reflexão crítica e a aproximação entre os/as participantes da pesquisa-formação, via indução, contribuindo para o agir e o reagir de professores/as em relação às dificuldades que afetam o início da carreira docente.

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Biografia do Autor

Marcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro associada do GT8 da ANPEd, ANFOPE, REDESTRADO, SBPC, ANPAE, ANDIPE e da Ripefor. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação e Cultura do Município de Antônio Carlos – SC - Brasil.

Zenira Maria Malacarne Signori, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Berri de Sousa, G. C., de Souza Hobold, M., Zimmermann Pereira Guesser, S., & Malacarne Signori, Z. M. (2025). Momento cultural como propulsor de narrativas autobiográficas na pesquisa-formação com professores/as iniciantes. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 267–294. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1177

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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