A formação continuada dos professores que ensinam matemática no contexto da lesson study: discutindo as aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.558

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação, Desenvolvimento Profissional, Matemática

Resumo

A Lesson Study corresponde a um processo formativo de professores, que busca levá-los a refletirem sobre a sua prática, por meio de um trabalho colaborativo e reflexivo, tendo como foco a aprendizagem do aluno. Neste texto apresentamos resultados de uma investigação, desenvolvida junto a um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental cuja pergunta norteadora foi: “De que forma a Lesson Study contribui para o desenvolvimento profissional do professor?”. Trata-se de uma investigação qualitativa, de natureza interpretativa e os dados produzidos foram coletados por meio de áudio e vídeo gravação, narrativas, observação participante e questionário. Como resultado podemos inferir que a Lesson Study contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor, desencadeando processos de aprendizagens de conceitos matemáticos e didáticos, conexões entre teoria e prática, reflexões do processo de ensino e aprendizagem e ainda, mudanças na prática e no planejamento do professor.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Camacho Bezerra, R. ., & Morellatti, M. R. M. . (2023). A formação continuada dos professores que ensinam matemática no contexto da lesson study: discutindo as aprendizagens. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(27), 338–360. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.558