Compreensões dos professores das ciências sobre o processo de produção de vídeos educativos no youtube
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.405Resumo
Com o objetivo de compreender o processo de produção de vídeos educativos por professores da área das ciências ao disponibilizar vídeos educativos no YouTube. Este artigo apresenta um olhar para a ação pedagógica dos professores, especialmente das ciências, na produção dos vídeos e seu compartilhamento no YouTube. Neste sentido, amparou-se na abordagem da pesquisa qualitativa [...]. Como metodologia de análise, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para compreender, em seus discursos, o pensamento desse coletivo de professores. Com o operar da técnica, elaborou-se o discurso intitulado “Produção de vídeos para compartilhar saberes”, que denota algumas das intenções pedagógicas dos professores ao planejar o conteúdo, produzir os vídeos, e sobretudo, as motivações dos professores ao migrar para plataformas, como o YouTube, para alcançar diferentes espaços geográficos e contextos sociais.
Palavras-chave: Ciência; YouTube; Tecnologia e educação; Gravação de vídeo.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.