Compreensões dos professores das ciências sobre o processo de produção de vídeos educativos no youtube
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.405Resumo
Com o objetivo de compreender o processo de produção de vídeos educativos por professores da área das ciências ao disponibilizar vídeos educativos no YouTube. Este artigo apresenta um olhar para a ação pedagógica dos professores, especialmente das ciências, na produção dos vídeos e seu compartilhamento no YouTube. Neste sentido, amparou-se na abordagem da pesquisa qualitativa [...]. Como metodologia de análise, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para compreender, em seus discursos, o pensamento desse coletivo de professores. Com o operar da técnica, elaborou-se o discurso intitulado “Produção de vídeos para compartilhar saberes”, que denota algumas das intenções pedagógicas dos professores ao planejar o conteúdo, produzir os vídeos, e sobretudo, as motivações dos professores ao migrar para plataformas, como o YouTube, para alcançar diferentes espaços geográficos e contextos sociais.
Palavras-chave: Ciência; YouTube; Tecnologia e educação; Gravação de vídeo.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.