Questões bioéticas no ensino de genética: uma análise em documentos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.493Palavras-chave:
Bioética, Genética, Ensino MédioResumo
O progresso da genética tem sido objeto de debates, o qual se denomina bioética. Considerando-se a escola também como um espaço de reflexão, neste estudo foram investigados os documentos oficiais, PCN e BNCC, com base na temática bioética do ensino de genética, para analisar concepções defendidas no currículo do Ensino Médio. Os resultados revelaram que os PCN sugerem que o conhecimento sobre a genética deve subsidiar o debate no ensino de genética em relação à temática bioética. Na BNCC, embora se preconize o conhecimento da genética com reflexões bioéticas, infere-se que o documento não revela os possíveis caminhos ou meios de se atingir essa compreensão, identificando uma lacuna metodológica. Tais considerações podem fomentar discussões futuras sobre o tema bioética e o ensino de genética uma vez que a BNCC pretende ser a norteadora do currículo, materiais didáticos e práticas de ensino da Educação Básica brasileira.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 07 maio. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 07 maio. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 07 maio. 2021.
DALL’AGNOL, D. Bioética. Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR EDITOR, 2005.
FISCHER, M. L.; CUNHА, T. R.; LUMMERTZ, T. B.; MАRTINS, G. Z. Cаminho do diálogo II: аmpliаndo а experiênciа bioéticа pаrа o ensino médio. Revistа Bioéticа, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 47-57, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422020281366
FISCHER, M. L.; CUNHA, T. R.; ROTH, M. E.; MARTINS, G. Z. Caminho do diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental. Revista bioética, Rio de Janeiro, v. 25, p. 89-100, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422017251170
FONSECA, V. B.; BOBROWSKI, V. L. Biotecnologia na escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia. Acta Scientiae, Canoas, v. 17, n. 2, maio/ago. p. 496-509. 2015. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/1231/1212. Acesso em: 03 nov. 2021.
FORTES, P. A. C. A. Reflexões sobre a bioética e o consentimento esclarecido. Bioética, São Paulo, v. 2, n. 2, p.129-135. 1994.
GOLDIM, J. R. Bioética, Cultura e Globalização. In: JORNADA DE ÉTICA E GLOBALIZAÇÃO, 1., 1998, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 1998. [s.p]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/global.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.
GUERINO K.S.; MELLO E.V. S. L. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: o ensino da bioética através da multimídia. Dia a Dia Educação. Portal Educacional do Estado do Paraná. Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná; 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_bio_artigo_karin_silvia_guerino.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
JÁCOME, M. de Q. D.; LOUZADA-SILVA, D. Bioética no Ensino Médio: Fundamentos para uma proposta de inserção. In: SANTOS, F. M. dos; PINA, K. V. A escola pública de que precisamos: novas perspectivas para estudantes e professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p.193-216. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326231601_Bioetica_no_ensino_medio_fundamentos_para_uma_proposta_de_insercao. Acesso em: 10 jan. 2022.
JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de Genética – de representação de compactação do DNA eucarioto. Revista Arquivos do Mudi, Maringá, v. 10, n.2, p. 35-40, 2006. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19993/10846. Acesso em: 19 out. 2021.
KRASILCHICK, M. Práticas do ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2016.
LIMА, А. C. T. Sobre o ensino dа bioéticа: um desаfio trаnsdisciplinаr. Nаscer Crescer, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 102-8, fev. 2010.
LIMA, D. F.; LIMA, L. A. Perspectivas da ética em pesquisa: o repensar para o futuro do sistema normatizador brasileiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, p. 89-95, abr. 2021. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3335/pdf. Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3335
LIMA, D. F.; LIMA, L. A.; CRISTOFOLETTI, J. F.; MALACARNE, V. Ética y control social en la investigación científica en Brasil. Revista Colombiana De Bioética, Bogotá, v. 16, n. 1, p. 1-13. 2021, mai. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351898556_Etica_y_control_social_en_la_investigacion_cientifica_en_Brasil. Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.18270/rcb.v16i1.3039
MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M.; LIMA, D. F. Ética, Ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n. 3, p.51-66, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/FLxMQkPZ5ygxXmKYfdPgWpd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130304
MALUF, F.; GARRAFA, V. O core curriculum da Unesco como base para formação em bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 39, n. 3, p. 456-462, set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/SjZs8NxbSD3xDWnH8Vhv8Zp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00832015
MONTENEGRO, L. А.; PETROVICH, А. C. I.; FERNАNDES, M.; АRАÚJO, F.; SOUSА, R. А. Recursos didáticos pаrа o desenvolvimento de аtividаdes experimentаis no ensino de biologiа modаlidаde a distânciа: umа propostа bioéticа voltаdа pаrа а não mаnipulаção de аnimаis no ensino básico. In: CONGRESSO BRАSILEIRO DE ENSINO SUPERIOR А DISTÂNCIА, 11., 2014, Florianópolis. Аnаis... Floriаnópolis: [s.n], 2014. p. 2839-2848.
OLIVEIRA, R. J. A bioética na educação escolar: uma discussão importante. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 17, n. 1, p. 2-10, jan./abr. 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2013.171.01/1407. Acesso em: 10 jan. 2022.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. C. M. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000100005
POTTER, V. R. Bioética: ponte para o futuro. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
RAMOS, B. M.; ARTUSO, A. R. A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além dos Muros da Universidade, Ouro Preto, v. 6, n. 2, p. 36-43, jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4790/3792. Acesso em: 11 dez. 2021.
RAZERA, J. C. C.; NARDI, R. Ética no ensino de ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança nas discussões de assuntos controvertidos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n.1, p. 53-66, mar. 2006. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/502/302. Acesso em: 09 jan. 2022.
RIBEIRO, C. da S.; PEDROSO, R. R.; LIMA, N. M.; DOS SANTOS ANDRADE, T. de J. A. Abordagens Bioéticas no Ensino de Biologia: um estudo de caso no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 114–131, mar. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2525. Acesso em: 16 out. 2021.
RUMENOS N. N. O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/144536/rumenos_nn_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 jan. 2022.
SANTOS, M. M. de O. A bioética no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, [S.l.], v.1, (Cadernos PDE), p.1-16, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_bio_artigo_marina_magalhaes_de_oliveira_santos.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
SCHEID, N. M. J. Temаs controversos no ensino de ciênciаs: аpontаmentos de nаturezа éticа. Diálogo, Canoas, v. 1, n. 19, p. 65-79, jul./dez. 2011. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/190/204. Acesso em: 16 fev. 2022.
SILVA, P. F. da. Bioética e valores: um estudo sobre a formação de professores de ciências e biologia. 2008. 214f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032009 144138/publico/Paulo_Fraga_da_Silva.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.
SILVA, P. F. Formação em bioética: proposta para uma educação em valores. Revista Pandora Brasil, [s.i.], n. 28, p. 1-17. mar. 2011. Disponível em: Formação em bioética: proposta para uma educação em valores. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVА, R. P.; RIBEIRO, V. M. B. Inovаção curriculаr nos cursos de grаduаção em medicinа: o ensino dа bioéticа como umа possibilidаde. Rev Brаs Educ Méd., Brasília, v. 33, n. 1, p. 134-43. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/CV5TFLcvnxB3MjMShk955Xy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000100017
STRАNSKY, B. Bioéticа e аprendizаgem аtivа: um estudo de cаso. In: CONGRESSO BRАSILEIRO DE ENGENHАRIА BIOMÉDICА, 24, 2014, Uberlândia. Аnаis... Uberlândia: [s.n.], 2014. p. 13-17.
VALLS, A. L. M. O que é ética. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ZATZ, M. Genética: escolhas que nossos avós não faziam. São Paulo: Globo Livros, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.