Percepções docentes e discentes sobre o ensino remoto no ensino superior: pesquisa qualitativa online
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.476Palavras-chave:
Ensino remoto de emergência, Digitalização do processo de ensino e aprendizagem, Plataformas digitais, Investigação qualitativa, Coleta de dados onlineResumo
Este estudo analisa os impactos e desafios do ensino remoto de emergência nas instituições do Ensino Superior do Porto devido à crise da COVID-19 em 2020. Realizámos um estudo exploratório de natureza qualitativa para analisar as percepções de professores e estudantes sobre a digitalização do processo de ensino e aprendizagem, no Ensino Superior. Os dados foram recolhidos através de entrevistas online semi-estruturadas e sincronizadas com dez professores, que aceitaram participar e balanços da experiência vivida, escritos e disponibilizados na Plataforma Moodle, por dez estudantes. Posteriormente, a análise e triangulação de conteúdos foram realizadas com o apoio do Software Nvivo. O estudo revelou que o ensino remoto, no Ensino Superior, teve um impacto no reforço da formação de professores e estudantes, quanto à utilização de novas tecnologias e à mudança das práticas pedagógicas. Além disso, pode contribuir para as reflexões dos pesquisadores, sobre a coleta de dados em linha, na investigação qualitativa.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no Ensino Superior: perspetivas de docentes. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, v. 25, 2020. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008
AMADO, J. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 2. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2
ANGROSINO, M.V. Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ARORA, A. K.; SRINIVASAN, R. Impact of pandemic covid-19 on the teaching-learning process: A study of higher education teachers. Prabandhan: Indian Journal of Management, New Delhi, v. 13, n. 4, p. 43- 56, april. 2020. Doi: https://doi.org/10.17010/pijom/2020/v13i4/151825 DOI: https://doi.org/10.17010/pijom/2020/v13i4/151825
BORDINI, G.; SPERB. T. Grupos focais online e pesquisa em Psicologia: revisão de estudos empíricos entre 2001 e 2011. Revista Interação em Psicologia, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 195-205, 2013. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v17i2.28480 DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28480
BROWN, R. J., SKELLY, N., CHEW-GRAHAM, C. A. Online health research and health anxiety: A systematic review and conceptual integration. Clin Psychol Sci Pract, [S. l.], 27, e12299, 2020. https://doi.org/10.1111/cpsp.12299 DOI: https://doi.org/10.1111/cpsp.12299
CAMPOS POSADA, R.; CAMPOS POSADA, G. E.; BOULET MARTÍNEZ, R. Las plataformas tecnológicas en la universidad contemporânea. Atenas, Matanzas, v.1, n. 33, p. 1-8, ene./mar. 2016. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478049736006.
Accedido en: 8 set. 2020
CARNEIRO, L.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 8, p.1-18, jul. 2020. 10.33448/rsd-v9i8.5485. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485
CARRÉ, Ph. L’Apprenance vers un nouveau rapport au savoir. Paris: Dunod, 2005.
DENZIN, N. K. The research act: A theoretical introduction to sociological methods. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. 1989. Available at: https://archive.org/details/researchacttheo00denz/page/n1/mode/2up. Retrieved from: 8 set. 2020.
FABRE, M. Penser la formation. Paris: Presses universitaires de France,1994.
FLICK, U. An Introduction to Qualitative Research. 6. ed. London: SAGE, 2018. DOI: https://doi.org/10.4135/9781529716641
GAEBEL, M., ZHANG, T., STOEBER, H.; MORRISROE, A. Digitally enhanced learning and teaching in European higher education institutions. European University Association absl., 2021.
GUERRA, I. C. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia Editora, 2006.
HAEBERLI, PH.; JENNI, PH, Rapports aux savoirs construits par des élèves lors d’une séquence d’enseignement-apprentissage en Éducation en vue du développement durable. DANS, V. V. (éd.). Le rapport au(x) savoir(s) au coeur de l'enseignement. Enjeux, richesse et pluralité. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2015. p. 127-146. 10.3917/dbu.vcent.2015.01.0127
HINE, C. H. Virtual etlmography. London: SAGE,2000. DOI: https://doi.org/10.4135/9780857020277
ILLERIS, K. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, K. (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.15-30.
LIAMPUTTONG, P. Focus Group Methodology Principles and Practice. London: Sage, 2011. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473957657
MARTINS, A.; COIMBRA, N.; OLIVEIRA, J.; MATURANO, A. Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão (SE), v. 19. n. 3, p.122-132, set./dez. 2019. https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132 DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132
MONTEIRO, A.; LEITE, C.; SOUZA, G. Docência no Ensino Superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas. Educação Unisinos, Porto, v. 22, n. 1, p. 63-73, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.07 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.07
MOURAZ, A.; DOTTA, T.; LOPES, L. A Investigação Narrativa: Reflexões Metodológicas em tempo de COVID. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE METODOLOGIA, 2021, Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela: [s.d.], 2021,
[Formato Online]. https://doi.org/10.51389/XODN2674
RICHARDS, T. J.; RICHARDS, L. Using Computers in Qualitative Research. In: DENZIN, N.; Lincoln, Y.S. (eds.). Collecting and Interpreting Qualitative Materials. Thousand Oaks: SAGE, 1998. p. 211-245.
RODRIGUES, L.; LEANDRO, C.; BARROS, F.; BRAGA, I.; FIGUERÊDO, J.; PINHEIRO, A. Educação à Distância, ensino remoto e as novas tecnologias de informação e comunicação educacionais em um cenário de pré e pós pandemia. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 11, p.1-26, novembro, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10168. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10168
SALVADOR, P.; ALVES, K.; RODRIGUES, C.; OLIVEIRA, L. Estratégias de coleta de dados online nas pesquisas qualitativas da área da saúde: scoping review. Revista Gaúcha de enfermagem [online], Porto Alegre, v. 41, jun. 2020. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190297. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190297
TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Mackenzie, 2005.
VALE, A.; COIMBRA, N.; MARTINS, A.; OLIVEIRA, J. Education and Innovation: impacts during a global pandemic in a Higher Education Institution. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE GLOBALIZATION AND ITS SOCIO-ECONOMIC CONSEQUENCES, 20., 2021, [S.l.]. Proceedings… [online]. SHS Web of Conferences. 92, 01053, janeiro, 2021. https://doi.org/10.1051/shsconf/20219201053. DOI: https://doi.org/10.1051/shsconf/20219201053
VALE, A.; MARTINS, A.; COIMBRA, N. Investigação Qualitativa Online: Novas Tendências e Desafios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE METODOLOGIA, 2021, Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela: [s.d.], 2021, [Formato Online]. Doi: https://doi.org/10.51389/XODN2674 DOI: https://doi.org/10.51389/XODN2674
VAN DER VLIES, R. Digital strategies in education across OECD countries: Exploring education policies on digital technologies. OECD Education Working Papers, Paris, n. 226, 2020. https://doi.org/10.1787/33dd4c26-en. DOI: https://doi.org/10.1787/33dd4c26-en
WA-MBALEKA, S.; COSTA, A. P. Qualitative Research in the Time of a Disaster Like COVID-19. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 48, n. 48, p. 11-26, apr. 2020. https://www.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle48.01
WEBER, G., MOTA C.; ANTONACACHI, D. Olhando por dentro da caixa de ferramentas qualitativas digitais. [S.l.]: ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, 2019. Disponível em: http://www.abep.org/blog/artigos-e-entrevistas/olhando-por-dentro-da-caixa-de-ferramentas-qualitativas-digitais/. Acesso em: 10 junho 2021.
WILLIAMS, S.; CLAUSEN, M. G.; ROBERTSON, A.; PEACOCK, S.; MCPHERSON, K. Methodological Reflections on the Use of Asynchronous Online Focus Groups in Health Research. International Journal of Qualitative Methods, Edmonton, v. 11, n. 4, p. 368-381, 2012. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/160940691201100405 Retrieved from: 15 de out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/160940691201100405
YIN, R. K. Qualitative research from start to finish. 2. ed. New York, NY: G A. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.