Percepções docentes e discentes sobre o ensino remoto no ensino superior: pesquisa qualitativa online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.476

Palavras-chave:

Ensino remoto de emergência, Digitalização do processo de ensino e aprendizagem, Plataformas digitais, Investigação qualitativa, Coleta de dados online

Resumo

Este estudo analisa os impactos e desafios do ensino remoto de emergência nas instituições do Ensino Superior do Porto devido à crise da COVID-19 em 2020. Realizámos um estudo exploratório de natureza qualitativa para analisar as percepções de professores e estudantes sobre a digitalização do processo de ensino e aprendizagem, no Ensino Superior. Os dados foram recolhidos através de entrevistas online semi-estruturadas e sincronizadas com dez professores, que aceitaram participar e balanços da experiência vivida, escritos e disponibilizados na Plataforma Moodle, por dez estudantes. Posteriormente, a análise e triangulação de conteúdos foram realizadas com o apoio do Software Nvivo. O estudo revelou que o ensino remoto, no Ensino Superior, teve um impacto no reforço da formação de professores e estudantes, quanto à utilização de novas tecnologias e à mudança das práticas pedagógicas. Além disso, pode contribuir para as reflexões dos pesquisadores, sobre a coleta de dados em linha, na investigação qualitativa.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

Vale Pereira, A., de Oliveira Martins, A. M. ., & Coimbra , N. . (2022). Percepções docentes e discentes sobre o ensino remoto no ensino superior: pesquisa qualitativa online. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 313–329. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.476