Questões bioéticas no ensino de genética: uma análise em documentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.493

Palavras-chave:

Bioética, Genética, Ensino Médio

Resumo

O progresso da genética tem sido objeto de debates, o qual se denomina bioética. Considerando-se a escola também como um espaço de reflexão, neste estudo foram investigados os documentos oficiais, PCN e BNCC, com base na temática bioética do ensino de genética, para analisar concepções defendidas no currículo do Ensino Médio. Os resultados revelaram que os PCN sugerem que o conhecimento sobre a genética deve subsidiar o debate no ensino de genética em relação à temática bioética. Na BNCC, embora se preconize o conhecimento da genética com reflexões bioéticas, infere-se que o documento não revela os possíveis caminhos ou meios de se atingir essa compreensão, identificando uma lacuna metodológica. Tais considerações podem fomentar discussões futuras sobre o tema bioética e o ensino de genética  uma vez que a BNCC pretende ser a norteadora do currículo, materiais didáticos e práticas de ensino da Educação Básica brasileira.­­

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Publicado

2022-11-27

Como Citar

Machado, M. H., & Moreira Silva Meirelles, R. . (2022). Questões bioéticas no ensino de genética: uma análise em documentos curriculares. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 368–382. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.493