Cenário do ensino de língua portuguesa: reforma do Ensino Médio e transposição didática em educação remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.521

Palavras-chave:

Leitura e Escrita, Transposição Didática, BNCC, Mediação Remota

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa atuantes no contexto da reforma do ensino médio de uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica-EPT da região centro-oeste brasileira. Seus objetivos contemplaram como os docentes percebem e transpõem didaticamente as proposições da Base Nacional Comum Curricular-BNCC ao ensino de leitura e produção textual no ensino médio integrado. Teorizações da mediação em Lev Vygotsky e transposição didática em Yves Chevallard subsidiaram o estudo. Utilizou-se o método qualitativo com pesquisa exploratória-descritiva, revisão bibliográfica, documental, estudo de caso e geração de dados com entrevista Grupo Focal. Resultados indicam que os docentes percebem as orientações da BNCC parcialmente exequíveis ao seu contexto. A adaptação curricular, didática e metodológica no ensino remoto gerou resultado de aprendizagem dos alunos menor do que o esperado. Urge, portanto, a revisão desses processos educacionais.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABAR, C. A. A. P. Teorias da Transposição Didática e Informática na Criação de Estratégias para a Prática do Professor com a Utilização de Tecnologias Digitais. ReviSeM, Itabaiana, v. 5 n. 1, p. 29-45, abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11893. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.11893

BACKES, D. S.; COLOMÉ J. S.; ERDMANN, R. H.; LUNARDI, L. V. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, out/dez. 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 38-46, ago. 2020. Disponível em http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/ 929. Acesso em: 07 out. 2021.

CARVALHO. I. M.; RIBEIRO, P. B. O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da COVID-19: perspectivas e possibilidades. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 15-25, jan./abr. 2021. Disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15563. Acesso em: 11 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.

CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 3 n. 2, p. 01-14, mai/ago. 2013. Disponível em http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2338/1111. Acesso em: 06 out. 2021.

CÓ, E. P.; AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Ensino de Línguas em Tempos de Pandemia: Experiências com Tecnologias em Ambientes Virtuais. Redoc, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 112-140, set./dez. 2020. Disponível em https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/redoc/article/view/53173/36535. Acesso em: 11 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53173

EDUCAÇÃO em tempos de pandemia, Tópico - Metodologias Ativas no Ensino Remoto. Palestrantes: Igor de Moraes Paim; Constantino Diaz da Cruz Neto; Miguel Fabrício Zamberlan. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (85min). Publicado pelo canal Grupo de Trabalho em EaD CONIF/FDE GT-EAD. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YUn38zgRCLw. Acesso em: 05 de junho de 2021.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. São Paulo: Loyola, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Vol. 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 149-161, jan. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/8zzDgMmCBnBJxNvfk7qKQRF/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004

KUENZER, A. Z. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n.112, p. 851-873, jul./set 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/V3FQ7X6WwDB3vxLFRsy4Qmc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300011

LEITE, K. L. F.; FARIAS, M. S. O Ensino Remoto e a disciplina de Língua Portuguesa: como dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Campina Grande. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 01-12.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

OLIVEIRA, T. S. O pensamento interdisciplinar e o ensino: reflexões basilares sobre educação em Língua Portuguesa. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 15, n. 170, p. 121-133, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26525/14878. Acesso em: 07 out. 2021.

POMMER, C. P. C. R.; POMMER, W. M. A metodologia do grupo focal e a formação continuada do professor: um olhar interativo envolvendo a articulação, cognição e emoção. Revista Itinerarius Reflectionis – UFG, Jataí, v. 10, n. 2, p. 01-21, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/30250/pdf. Acesso em: 27 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.30250

RAMOS, M. N. Verbete Currículo Integrado. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. n.p.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R; MOURA, E (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

ROJO, R. H. R. Entre plataformas, odas e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web2. The Especialist: descrição, ensino e aprendizagem, [S.l.], v. 38, n. 1, p. 01-20, jan./jul. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219. Acesso em: 22 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a2

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1, p. 7-19, jan/jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15667

SANTOS, N. F.; Sousa, M. S. C.; Bezerra, F. A. S.; Cidelino, T. K. O.; Santos, S. C. M. Interdisciplinaridade na prática de ensino dos professores de língua portuguesa no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 01-11.

SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, v. 17, n. 30, p. 110-118, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127/5030. Acesso em: 25 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127

TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013

VYGOTSKI. L. S. A Formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKI. L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Cleiton Pereira, V., Cavalcante, R. P. ., Senna, M. L. G. S. de ., & Castilho, W. S. . (2023). Cenário do ensino de língua portuguesa: reforma do Ensino Médio e transposição didática em educação remota . Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 147–174. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.521