Pesquisa qualitativa em ensino de química

Autores

  • Gerson de Souza Mól Universidade de Brasilia

Resumo

Resumo: Esse ensaio descreve uma visão pessoal sobre a Pesquisa Qualitativa, partindo da experiência de um professor de Ensino de Química, atuante em cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Define a área de Ensino de Química, descrevendo seu surgimento e sua caracterização como campo do conhecimento com objeto de pesquisa próprio. Por meio de um relato pessoal, descreve a trajetória de formação como pesquisador em Ensino de Ciências e apresenta a área de Ensino de Química, desde a criação da Divisão de Ensino na SBQ até o contexto atual. Define e apresenta a Pesquisa Qualitativa, apresentando alguns aspectos centrais que caracterizam uma pesquisa como sendo de natureza qualitativa, além de algumas abordagens da pesquisa qualitativa empregadas no Ensino de Química (pesquisa narrativa, pesquisa etnográfica, pesquisa ação, pesquisa estudo de caso, pesquisa fenomenológica e pesquisa documental). Por fim, aborda questões relacionadas a coleta e análise de dados qualitativos.

Palavras-chave: Educação Química; Pesquisa Qualitativa; Métodos Qualitativos.

 

Qualitative research in chemistry teaching

Abstract: This assay describes a personal view over Qualitative Research, from the experience of a Chemical Education teacher working in postgraduate courses in Science Education. It defines the Chemical Education field, describing its emergence and its characterization as a field of knowledge with its own research object. By means of a personal report, the path of formation as a Science Education researcher is described and the Chemical Education field, from the creation of the Education Division within the Brazilian Chemical Society up to the current situation, is introduced. It defines and presents the Qualitative Research, introducing some of the central aspects that characterize a research as qualitative, besides some of the qualitative research approaches used in Chemical Education (narrative research, ethnographic research, action research, case study research, phenomenological research and documental research). Finally, it addresses points related to the gathering and analysis of qualitative data.

Keywords: Chemical Education; Qualitative research; Qualitative Methods.

 

Referências

BARBIER, R. A pesquisa-ação. 1. ed. Brailia: Liber Livro Editora, 2007.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. 1. ed. Porto: Editora Porto, 1994.

COUTINHO, C. P. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. 2. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2013.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa - Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2017.

MÓL, G. S. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 1, n. 1, p. 20-35, ago./dez. 2011. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1591/770 >. Acesso em: 04 ago. 2017.

MÓL, G. S. Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Editora Unijuí, 2012.

MÓL, G. S.; SILVA, R. M. G.; F. N. SOUZA. Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 5, n. 2, p. 178-199, out. 2013. Disponível em: < http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2445/2316>. Acesso em: 04 ago. 2017.

SANTOS, L. P. S.; GAUCHE, R.; SILVA, R. R. Currículo de licenciatura em química da Universidade de Brasília: uma proposta em implantação. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 6, p. 675-682, nov. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40421997000600018&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 04 ago. 2017.

SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 14-24. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v25s1/9408.pdf >. Acesso em: 04 ago. 2017.

SOUZA, F. N. Perguntas na Aprendizagem de Química no Ensino Superior. 2006. 815 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2006.

STANZANI, E. L.; OBARA, C. E.; PASSOS, M. M. Pesquisas em Ensino de Química e a Formação de Professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia – SP. Atas... Águas de Lindóia: UFRJ, 2013. p. 1-8. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1385-1.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2017.

WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

Publicado

2017-12-01