O papel do metatexto na análise textual discursiva: primeiras aprendizagens em curso de formação para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.683

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa, Análise Qualitativa, Metatexto

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma atividade realizada, em sala de aula sobre o papel do metatexto na Análise Textual Discursiva, em um curso stricto sensu para formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM–BA). O corpus textual é composto por respostas obtidas de uma questão proposta a quatro mestrandos e três doutorandos do semestre 2023.1. Após submeter as contribuições e codificações aos processos de análise, foi possível identificar os diferentes sentidos presentes nas contribuições dos participantes na atividade proposta. Esse processo resultou em quatro categorias que diferenciam compreensões sobre o conceito de “pesquisa”: (i) caráter investigativo; (ii) caráter fenomenológico; (iii) caráter formativo e sistemático; e (iv) caráter criativo e inovador. Dessa forma, a atividade realizada para o exercício de análise textual qualitativa resultou numa prática oportuna para que, intencionalmente, cada pós-graduando construísse a estrutura necessária para registro no respectivo metatexto.

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Biografia do Autor

Marlúbia Corrêa de Paula, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares. 

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, M. J. F., & Corrêa de Paula, M. (2024). O papel do metatexto na análise textual discursiva: primeiras aprendizagens em curso de formação para professores. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 712–731. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.683