O papel do metatexto na análise textual discursiva: primeiras aprendizagens em curso de formação para professores
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.683Palavras-chave:
Formação de Professores, Pesquisa, Análise Qualitativa, MetatextoResumo
Este artigo objetiva apresentar uma atividade realizada, em sala de aula sobre o papel do metatexto na Análise Textual Discursiva, em um curso stricto sensu para formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM–BA). O corpus textual é composto por respostas obtidas de uma questão proposta a quatro mestrandos e três doutorandos do semestre 2023.1. Após submeter as contribuições e codificações aos processos de análise, foi possível identificar os diferentes sentidos presentes nas contribuições dos participantes na atividade proposta. Esse processo resultou em quatro categorias que diferenciam compreensões sobre o conceito de “pesquisa”: (i) caráter investigativo; (ii) caráter fenomenológico; (iii) caráter formativo e sistemático; e (iv) caráter criativo e inovador. Dessa forma, a atividade realizada para o exercício de análise textual qualitativa resultou numa prática oportuna para que, intencionalmente, cada pós-graduando construísse a estrutura necessária para registro no respectivo metatexto.
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