O papel do metatexto na análise textual discursiva: primeiras aprendizagens em curso de formação para professores

Autores

  • Maria Juliana Farias Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marlúbia Corrêa de Paula UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ https://orcid.org/0009-0006-4472-2197

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.683

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa, Análise Qualitativa, Metatexto

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma atividade realizada, em sala de aula sobre o papel do metatexto na Análise Textual Discursiva, em um curso stricto sensu para formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM–BA). O corpus textual é composto por respostas obtidas de uma questão proposta a quatro mestrandos e três doutorandos do semestre 2023.1. Após submeter as contribuições e codificações aos processos de análise, foi possível identificar os diferentes sentidos presentes nas contribuições dos participantes na atividade proposta. Esse processo resultou em quatro categorias que diferenciam compreensões sobre o conceito de “pesquisa”: (i) caráter investigativo; (ii) caráter fenomenológico; (iii) caráter formativo e sistemático; e (iv) caráter criativo e inovador. Dessa forma, a atividade realizada para o exercício de análise textual qualitativa resultou numa prática oportuna para que, intencionalmente, cada pós-graduando construísse a estrutura necessária para registro no respectivo metatexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlúbia Corrêa de Paula, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares. 

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa fenomenológica em educação: possibilidades e desafios. Revista Paradigma, Maracay Edo Aragua (Venezuela), v. XLI, Edición Cuadragésimo Aniversário, p. 30-56, jun. 2020. Disponível em: http://www.mariabicudo.com.br/resources/928-1252-1-PB.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

BICUDO, M. A. V. Sobre a fenomenologia. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: UNIMEP, 1994. p. 15-22.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DE PAULA, M. C.; GUIMARÃES, G. T. D. Exercício prático de Análise Textual Discursiva. New Trends in Qualitative Research, Aveiro (Portugal), v. 12, p. 1-9, jul. 2022.

GALIAZZI, M. do C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2023.

GALIAZZI, M. do C.; SOUSA, R. S. de. O fenômeno da descrição na Análise Textual Discursiva: a descrição fenomenológica como desencadeadora do metatexto. VIDYA, Santa Maria, v. 41, n. 1, p. 77-91, abr.2021.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Edição. Lisboa: Edições 70, 1989. Disponível em: https://encr.pw/haooW; Acesso: 21 out. 2024

HUSSERL, E. Investigações lógicas: segundo volume, parte I: Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Tradução de Pedro M. S. Alves, Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. A fenomenologia e suas contribuições para a educação matemática. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 3, n. 1, p. 95-99, jan./jun. 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/346/518. Acesso em: 17 jul. 2023.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MOLINA, R. A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/en.php. Acesso em: 30 abr. 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. IJUÍ: Ed. UNIJUÍ, 2007.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, jul-dez. 2003.

MORENO-RODRÍGUEZ, A. S.; SCHMIDT, E. B.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva: compreensões, movimentos e aplicações na pesquisa. Campo Abierto, La Rioja (Espanha), v. 40, n. 1, p. 139-154, 2021.

ONATE, A. M. Ficção e tempo na filosofia de Edmund Husserl. Edição. Porto Alegre: FI/EDIPUCRS, 2016.

ROCHA, S. R. da.; HENRIQUE, A. L. S.; CAVALCANTE, I. F. A Análise Textual Discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 7, n. 20, p. 154-161, jan./abr. 2022.

SILVEIRA, E. A.; ROMEIRO, A. M. de S.; NOLL, M. Um guia de escrita científica: como evitar erros comuns em um artigo científico. Journal of Human Growth and Development, [S.l.], v. 32, n. 3, p. 341-352, out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, M. J. F., & Corrêa de Paula, M. (2024). O papel do metatexto na análise textual discursiva: primeiras aprendizagens em curso de formação para professores. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 712–731. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.683