O software IRaMuTeQ como recurso para a análise textual discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383

Resumo

Este artigo teve como objetivo evidenciar a forma como o uso do software IRaMuTeQ contribuiu para os procedimentos da metodologia Análise Textual Discursiva. Para isso, recorreu-se a um corpus textual construído por respostas geradas a partir de uma indagação proposta para estudantes de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Univesidade Estadual de Santa Cruz, e que já havia passado pelos procedimentos da metodologia sem a utilização do software. Os resultados demonstraram que o IRaMuTeQ agilizou os procedimentos iniciais da ATD e auxiliou diretamente na aquisição das categorias intermediárias, por meio das classes obtidas das análises. Além disso, os diagramas em árvore e a distribuição das classes, através de um plano cartesiano, se apresentaram como uma nova possibilidade de apresentação das classes, contribuindo para as interpretações que viabilizam a construção de categorias finais e ampliando a imersão do pesquisador sobre os dados obtidos.

Palavras-chave: Software IRaMuTeQ; Análise Textual Discursiva; Categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kaique Nascimento Martins, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Valença no ano de 2019, atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECM/UESC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural - GPEMDiC.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com especializações em Supervisão e Administração Escolar (2008/FACEL-Curitiba-PR), Gestão e Tutoria em EAD (2009/ SENAC/RS) e Matemática Aplicada (2010/UPF/ Passo Fundo - RS). Mestre e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com doutorado sanduíche realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) no distrito de Vila Real em Portugal com financiamento PDSE/CAPES com orientação dos doutores Lorí Viali, Gleny Guimarães (Brasil) e Maria Manuel da Silva Nascimento(Portugal). Atualmente é Professora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus-BA no curso de licenciatura em matemática e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM- 2029 (UESC) na linha de pesquisa referente a formação de professores. Professora coordenadora do projeto de pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática. Integrante do seguinte Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT) coordenação professora Drª Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). Possui como temáticas de interesse em pesquisas, os assuntos voltadas a: Formação de professores; Estudos sobre Análise Textual Discursiva com uso de softwares na pesquisa qualitativa.

Larissa Pinca Sarro Gomes

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática com temas relacionados à História da Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Coordena projeto itinerante de divulgação científica com ênfase em atividades investigativas de Matemática.

Jéferson Evangelista dos Santos

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2020) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UESC, na linha de pesquisa em formação de professores. Tem experiência na docência do ensino fundamental atuando como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2017-2018), e no Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Temas Atuais para o Ensino em Ciências (TAEC/PPGECM/UESC) e também do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação - GRUPPHED/UESC. Foi representante estudantil (2018/2019) frente ao Departamento de Ciências da Educação DCIE/UESC e Colegiado de Pedagogia COLPED/UESC. Foi representante estudantil (2018/2019) no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE/UESC. Foi membro das Executivas Baiana e Nacional de Estudantes de Pedagogia (2017-2018). Interessado nos seguintes temas: inclusão escolar; dificuldades de aprendizagem; formação de professores; didática; práticas de ensino; ensino de ciências e relações étnico-raciais.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicologia, Ribeirão Preto, SP, v. 21, n. 2, p. 513-518. 2013a.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ, 2013b. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: maio de 2021.

FLICK, U.; GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: ARTMED, 2009.

MARTINS, I.; LIMA, V.M.R.; AMARAL-ROSA, M.P.; MOREIRA, L.J.; RAMOS, M.G. Handcrafted and software-assisted procedures for Discursive Textual Analysis: analytical convergences or divergences?. In: COSTA. A.P.; REIS, L.P.; MOREIRA, A (Org.). Computer supported qualitative research. Cham.: Springer Nature Switzerland, 2020. v. 1068. p. 189-205.

MORAES, R; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOZZATO, A.R.; GRZYBOVSKI, D.; TEIXEIRA, A.N. Análises qualitativas nos estudos organizacionais: as vantagens no uso do software Nvivo. Revista Alcance, Itajaí, v. 23, n. 4, p. 578-587, out./dez. 2016.

PAULA, M.C. de. A prática pedagógica na formação de professores com o uso de TDIC sob o foco das objetivações de Agnes Heller: Brasil e Portugal num estudo de caso múltiplo integrado. 2018. 317f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8044. Acesso em 21 ago. 2022

PAULA, M.C.; VIALI, L.; GUIMARÃES, G.T.D. Análise Textual Discursiva com apoio do software SPHINX. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 4., 2015; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 6., 2015, Aracaju. Atas... Aracaju: Ludomedia, 2015. v.2. p. 352-357.

PAULA, M.C.; VIALI, L.; GUIMARÃES, G.T.D. A pesquisa qualitativa e o uso de CAQDAS na análise textual: levantamento de uma década. Internet Latent Corpus Journal, Aveiro, v. 6, n. 2, p. 65-78, 2016.

PEDRUZZI, A.S.; SCHIMIDT, E.B.; GALIAZZI, M.C.; PODEWILS, T.L. Análise Textual Discursiva: os movimentos da metodologia de pesquisa. Atos da Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n. 2, p. 584-604, mai./ago. 2015.

PUEBLA, C.A.C. Análisis cualitativo asistido por computadora. Sociologías, Porto Alegre, n. 9, p. 288-313, jan/jun. 2003.

RAMOS, M.G.; LIMA, V.M.R.; AMARAL-ROSA, M.P. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Atas... Aveiro, Portugal: Ludomedia, 2018. v.1. p. 505-514.

SOUZA, M.A.R.; WALL, M.L.; THULER, A.C.M.C.; LOWEN, I.M.V.; PERES, A.M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v.52, p. 1-7, 2018.

TEIXEIRA, A.N.; BECKER, F. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS. Sociologias, Porto Alegre, n.5, p. 94-113, jan/jun. 2001.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Nascimento Martins, K., Corrêa de Paula, M., Pinca Sarro Gomes, L., & Evangelista dos Santos, J. (2022). O software IRaMuTeQ como recurso para a análise textual discursiva . Revista Pesquisa Qualitativa, 10(24), 213–232. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383