Perspectivas da inteligência artificial como ferramenta de apoio para análise textual discursiva
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.727Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Análise Textual Discursiva, Inteligência Artificial, ChatGPTResumo
Este artigo objetiva descrever as perspectivas do uso da Inteligência Artificial (IA) ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) como ferramenta no processo da Análise Textual Discursiva (ATD), para tratar informações coletadas conforme estudos do Projeto de Pesquisa Análises Textuais na Pesquisa Qualitativa com uso de software QDA – Qualitative Data Analysis, de uma universidade pública no Sul da Bahia. Enquanto justificativa, essa ferramenta apresenta funcionalidades para identificação de nuances linguísticas e captura de contexto. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória com fonte bibliográfica, cujos resultados prévios sinalizam que a IA utilizada no apoio durante o tratamento de informações pode auxiliar na ampliação de análises textuais, oferecendo maior profundidade nas unitarizações, possibilitando compreensões e reformulações dos discursos aliando velocidade e gerenciamento via prompt. Os resultados desse uso ensejam a economia de tempo sem dispensar os compromissos éticos quanto à confiabilidade e validade dos dados auxiliados pelo uso da IA.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, A. Reflexões filosóficas sobre inteligência artificial. Revista Paranaense de Filosofia, União da Vitória, v. 3, n. 1, p. 129-145, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpfilo/article/view/7822/5575. Acesso em: 25 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.1.7822
BARBOSA, L. M.; PORTES, L. A. F. A inteligência artificial. Revista Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 236, p. 16-27, jan./mar. 2023.
BARRETO, A. M. P.; ÁVILA, F. de. A inteligência artificial diante da integridade científica: um estudo sobre o uso indevido do ChatGPT. Revista Direitos Culturais, Santo Ângelo, v. 18, n. 45, p. 91-206, maio./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373. DOI: https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373
BRITO, R. F.; LOPES, M. Â. P. T. Constituição do sujeito acadêmico em tempos de ferramentas de inteligência artificial: um olhar filosófico-discursivo. Sapere aude, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 54-75, jan./jun. 2023. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977. Acesso em: 2 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75
BUSCH, V. Como podemos pensar. Revista Atlantic Monthly, Boston, v. 1, p. 101-108, jul. 1945. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1945/07/as-we-may-think/303881/. Acesso em: 8 fev. 2024.
CAMPOS, R. S. Desmistificando a inteligência artificial: uma breve introdução conceitual ao aprendizado de máquina. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 106–123, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24880. DOI: https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24880
CORREIA, L. F. da S. Modulações entre o analógico e o digital: apontamentos históricos da inserção do Brasil na era da informação (1977-2000). 2018. 382 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21022019-103111/publico/2018_LuizFilipeDaSilvaCorreia_VOrig.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.
DEMO, P. Educar pela pesquisa [livro eletrônico]. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
DUQUE-PEREIRA, I. da S.; MOURA, S. A. de. Understanding generative artificial intelligence from the language perspective. SciELO Preprints, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7077. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7077
FILHO, P. R. V. O processo antitruste impetrado contra a IBM e Microsoft. 2002. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30364236.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.
GARCIA, F. M.; ESTEVÃO, C. O uso de software de análise de dados qualitativos, QDA’S em uma investigação em rede. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 253–274, 2016. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/52. Acesso em: 08 fev. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLASER, B.; STRAUSS, A. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. New York: Aldine Publishing Company, 1967. DOI: https://doi.org/10.1097/00006199-196807000-00014
HOMSY, L. F. D. Contextualização e evolução das interfaces gráficas digitais. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Design e Cultura Visual) – Universidade Europeia, Lisboa, 2020. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/36876. Acesso em: 1 out. 2023.
LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 198-226, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210. Acesso em: 22 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. 3.ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LINS, B. F. E. A evolução da internet: uma perspectiva histórica. Cadernos Aslegis, Brasília, v. 17, n. 48, p. 11-46, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.belins.eng.br/ac01/papers/ aslegis48_art01_hist_internet.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. de L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, e023141, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958
LUDERMIR, T. B. Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 85-94, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.007
MARTINS, K. N.; DE PAULA, M. C.; GOMES, L. P. S.; SANTOS, J. E. O software IRaMuTeQ como recurso para a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.10, n. 24, p. 213–232, abr./ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383
MATIAS, A. C. de F. B. F. A influência da inteligência artificial no e-commerce: o uso dos chatbots. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.
MENDES, L. M. T. Dizer demografia: recenseamento do design português. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Design e Multimédia) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/99900. Acesso em: 1 out. 2023.
MENDONÇA, A. P. A.; RODRIGUES, B. A. A.; ARAGÃO, C. A. S. de; VECCHIO, R. C. del. Inteligência artificial – recursos humanos frente as novas tecnologias, posturas e atribuições. Revista Contribuciones a la Economía¸ La Rioja, v. 16, n. 4, p. 01-20, oct./dec. 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/ce/2018/4/inteligencia-artificial.html. Acesso em: 20 set. 2023.
MINAYO, M. C. de S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 01-12, abr. 2017.
MORAES, R. A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa. Revista LINHAS, Florianópolis, v. 6, n.7, p. 01-11, 2005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1256. Acesso em: 5 fev. 2024.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007.
MUNIZ, A. H. A.; FOREST, F.; CECÍLIA, G. A.; SILVA, G. de P.; PONTES, L. G. R. de; MUNIZ, M. S. de A.; CRUZ, R. A.; SABINO, E. Estudo de caso transição do protocolo IPv4 para IPv6. Revista Gestão em Foco, Amparo, n. 9, p. 529-541, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/055_estudo8.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.
MURARO, D. N. A pergunta como potência da filosofia e da educação. In: Actas del Tercer CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN, 3., 2015, México. Actas… México: Actas, 2015. p. 01-17.
OPENAI. ChatGPT. 2024. Disponível em: https://openai.com/blog/introducing-gpts. Acesso em: 6 fev.2024.
PASSOS, M. R. L.; ELEUTÉRIO JÚNIOR, J. Chatbot, ChatGPT: inteligência artificial e/ou inteligência comercial e/ou inverdades robotizadas, por enquanto. Brazilian Journal of Sexually Transmitted Diseases, Niterói, v. 35, n. 2, p. 01-04, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5327/DST-2177-8264-2023351330. DOI: https://doi.org/10.5327/DST-2177-8264-2023351330
PAULA, M. C. de. A prática pedagógica na formação de professores com o uso de TDIC sob o foco das objetivações de Agnes Heller: Brasil e Portugal num estudo de caso múltiplo integrado. 2018. 370 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PAULA, M. C. de; VIALI, L. Word Wide Web: do hipertexto a hipermídia. In: VIALI, L.; LAHM, R.; RIBAS, E.; PAULA, M. C. de (org.). Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, 2016. p. 16-28.
PREDIGER, R. P.; ALLEBRANDT, S. L. Uso de softwares em pesquisa qualitativa. In: Salão do Conhecimento Unijuí, v. 2, n. 2, 2016, Ijuí. XXI Jornada de Pesquisa, Ijuí: RS, 2016, p. 01-05.
RODRIGUES, G. de O. C. A.; ALBUQUERQUE, D. W.; CHAGAS, J. G. das. Análise de vieses ideológicos em produções textuais do assistente de bate-papo ChatGPT. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE, 4., 2023, João Pessoa/PB. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 148-155. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2023.230807. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2023.230807
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~gtsa/Periodo/PDF/4P/SI.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Paulus, 2013. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1449. Acesso em: 4 out. 2023.
SANTIAGO, N. de O.; FILHO, C. A. P. L. O uso de chatbots como ferramenta de comunicação online em lojas de varejo brasileiras. Revista UNI-RN, Natal, v. 19, n. 1, p. 208-235, 2019. Disponível em: http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/615. Acesso em: 2 out. 2023.
SANTOS, D. de J. M. dos; SANTOS, P. V. dos; BOSS, S. L. B. A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 11, n. 28, p. 805–824, set./dez. 2023. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/612. Acesso em: 8 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612
SCHLOSSER, D. F.; FRASSON, A. C.; CANTORANI, J. R. H. Softwares livres para análise de dados qualitativos. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 539-550, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9550/pdf. Acesso em: 8 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.9550
SEMIDÃO, R. A. M. Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/fgpw4. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVA, R. G. Chat GPT direto ao ponto: como dominar prompt de maneira eficaz. [S. l.]: [s. n.], 2023. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=mnrOEAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 22 ago. 2023.
SILVA, R. Inteligência artificial. Verbete. In: VIEIRA, W. (Org.). Enciclopédia da conscienciologia. 2013. Disponível em: http://reposicons.org/handle/123456789/3737. Acesso em: 20 set. 2023.
STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Trad. Karla reis. Porto Alegre: Penso, 2011.
VIEIRA, E. Os bastidores da internet no Brasil: as histórias de sucesso e de fracasso que marcaram a web brasileira. Barueri, SP: Manole, 2003.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jul./set.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.