Perspectivas da inteligência artificial como ferramenta de apoio para análise textual discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.727

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Análise Textual Discursiva, Inteligência Artificial, ChatGPT

Resumo

Este artigo objetiva descrever as perspectivas do uso da Inteligência Artificial (IA) ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) como ferramenta no processo da Análise Textual Discursiva (ATD), para tratar informações coletadas conforme estudos do Projeto de Pesquisa Análises Textuais na Pesquisa Qualitativa com uso de software QDA – Qualitative Data Analysis, de uma universidade pública no Sul da Bahia. Enquanto justificativa, essa ferramenta apresenta funcionalidades para identificação de nuances linguísticas e captura de contexto. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória com fonte bibliográfica, cujos resultados prévios sinalizam que a IA utilizada no apoio durante o tratamento de informações pode auxiliar na ampliação de análises textuais, oferecendo maior profundidade nas unitarizações, possibilitando compreensões e reformulações dos discursos aliando velocidade e gerenciamento via prompt. Os resultados desse uso ensejam a economia de tempo sem dispensar os compromissos éticos quanto à confiabilidade e validade dos dados auxiliados pelo uso da IA.

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Biografia do Autor

Maria Juliana Farias Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM - UESC). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela UFPI (2022). Licenciada em Educação do Campo/Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí (2022). Pós-graduanda do curso de Especialização em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, pela UFPI; Especialização em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Ao longo de sua graduação, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2019) e do Programa Residência Pedagógica (2022). (Texto informado pelo autor)

Marlúbia Corrêa de Paula, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares. 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Farias Silva, M. J., & Corrêa de Paula, M. (2024). Perspectivas da inteligência artificial como ferramenta de apoio para análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–26. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.727