Ensino remoto emergencial: a percepção dos professores dos anos iniciais em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.623

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Anos Iniciais, Dificuldades

Resumo

Este artigo tem como objetivo apurar as dificuldades enfrentadas pelos professores dos anos iniciais no ensino remoto emergencial, no período de pandemia nas escolas públicas de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, adotou-se um estudo de campo quanto aos fins, com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e utilizando-se de dados primários e secundários para a coleta de dados. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se as dificuldades enfrentadas pelos professores durante este período devido ao despreparo e a falta de conhecimento diante do ensino remoto, a inquietação dos mesmos no que se refere ao apoio das famílias e a grande preocupação referente ao atraso no ensino, que foi ocasionado em função da pandemia. Diante do exposto, é notória a importância do contato social na vida escolar de uma criança, onde o estar junto e o estar perto nunca se fez tão necessário.

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Biografia do Autor

Greicy Silvana Leal de Souza, Universidade Federal do Pampa

Técnologa em Gestão Pública

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal do Pampa

Professora Doutora

Gabriela Cappellari , UFSM

Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus de Palmeira das Missões/RS. Doutora em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa de gestão empresarial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2020). Mestre em Desenvolvimento (2017). Especialista em Gestão Empresarial (2015). Especialista em Marketing (2011). Graduada em Administração (2010). Interesse em investigações com foco na importância da estratégia, seus impactos nas organizações e na sociedade. Estudos que objetivam a compreensão das relações entre as organizações públicas e/ou privadas e a sociedade, e estudos sobre a relações entre as pessoas no contexto organizacional, ambiental e social. Também, métodos qualitativos de pesquisa.

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Silvana Leal de Souza, G., Souto Bolzan Medeiros, F. ., & Cappellari , G. (2023). Ensino remoto emergencial: a percepção dos professores dos anos iniciais em escolas públicas. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 928–957. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.623