Motivos para evasão universitária – uma análise a partir da concepção de ex-acadêmicos de uma Universidade Federal
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.768Palavras-chave:
Evasão universitária, Fatores internos, Fatores externos, Gestão PúblicaResumo
A evasão é um dos principais problemas enfrentados na área da educação no país e no ensino superior isso também é um fenômeno observado tanto nas instituições públicas como privadas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar os motivos que levam à evasão no Curso Superior em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa. Para isso, em termos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, cujos dados foram coletados com os discentes evadidos do referido Curso através de entrevista semiestruturada, que contou com um roteiro elaborado pelas autoras deste trabalho. Em síntese, como resultados alcançados dos fatores internos constatou-se a falta de identificação com o Curso e em relação aos fatores externos apurou-se a necessidade de trabalhar e não conseguir conciliar a dupla jornada de trabalho e estudos. Posto isto, se faz necessário buscar soluções para assegurar a permanência destes acadêmicos na universidade.
Downloads
Métricas
Referências
ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Diplomação, retenção e evasão nos Cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
AURIGLIETTI, R. C. R. Evasão e abandono escolar: causas, consequências e alternativas: o combate à evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.educacao.pr.gov.br/pages/view.php?ref=45015&k=&search=&offset=0&order_by=&sort=&archive=. Acesso em: 02 out. 2024.
BARBOSA, E. T.; NASCIMENTO, R. F. do; AZEVEDO FILHO, A. C. de; BIAVATTI, V. T. Fatores determinantes da evasão no Curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 13., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2016. p. 01-22.
BARDAGI, M. P; HUTZ, S. C. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. Revista Psico, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 174-184, jul. 2012.
BARROS, R. P. de. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. 2017. São Paulo. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Politicas-Publicas-para-reducao-do-abandono-e-evasao-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
BARROSO, P. C. F.; OLIVEIRA, Í. M.; SOUSA, D. N.; NORONHA, A.; MATEUS, C. C.; JUSTO, E. V.; LOBO, C. C. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, Braga, v. 26, n. e228736, p. 1-10, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392022228736t
BATISTA, S. D.; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, J. M. da S. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 9, n. 19, p. 70-94, out. 2009.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 maio. 2023
BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Padéia, Ribeirão Preto, v. 5, n. 5, p. 9-16, ago. 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002
CABRAL, C. G. da L. Evasão escolar: o que a escola tem a ver com isso? 2017. 27 f. Monografia (Especialização em Educação e Direitos Humanos), Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.
CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de. Acesso e permanência no ensino supeior: capacidades, competição e exclusão social. In: CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de. Políticas educacionais: o ensino nacional em questão. Campinas: Papirus, 2003.
COIMBRA, C. L.; SILVA, L. B. e; COSTA, N. C. D. Evasion in higher education: definitions and trajectories. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e228764, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147228764
COSTA, A. M. N. da. O campo da pesquisa qualitativa e o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 65-73, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000100009
COSTA; C. H. M. da; CHACON, L. D.; LIMA, A. B. L.; MEDEIROS, R. S. P. de; ALMEIDA, M. S. C. Perfil, motivos de ingresso e de evasão dos graduandos de odontologia. Revista Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 14, n. 3, p. 713-718, jul./set. 2015.
CUNHA, J. V. A; NASCIMENTO, E. M.; DURSO, S de O. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de instituições públicas federais da região sudeste. Advances In Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 141-161, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.14392/ASAA.2016090202
DAVID, L. M. L.; CHAYM, C. D. Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração, Passo Fundo, v. 9, n. 1, p. 167-186, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198
DEZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DIAS, E. C. M.; THEÓPHILO, C. R.; LOPES, M. A. S. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 10., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: CONGRESSO USP, 2010. p. 01-16.
DIGIÁCOMO, M. J. Evasão escolar: não basta comunicar e lavar as mãos. 2011. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/crianca-e-adolescente/educacao/doutrinas_e_artigos/evasao_escolar_murilo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
FIGUEIREDO, N. G. DA S.; SALLES, D. M. R. Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397
FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 112-124, jan./jun. 2010.
GERHART, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JANNUZI, P. de M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 137-160, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.222
KOŠIR, S.; ASLAN, M.; LAKSHMINARAYANAN, R. Application of school attachment factors as a strategy against school dropout: A case study of public school students in Albania. Children and Youth Services Review, Porto, v. 152, n. 3, p. 1-9, jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2023.107085
KRÜGER, J. G. C.; BRITTO JR., A. de S.; BARDDAL, J. P. An explainable machine learning approach for student dropout prediction. Expert Systems with Applications, Rochester, v. 233, n. e120933, p. 1-9, dec. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2023.120933
LINO, E. R. O. A problemática da evasão escolar: uma revisão bibliográfica integrativa. 2020. 42 f. Monografia (Licenciatura em Biologia) – Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. In: HORTA, C. E. R. (Org.). Evasão no ensino superior brasileiro. Brasília: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2012.
MAIA, Z. Fatores externos e internos que influenciam no rendimento escolar. 2010. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
MALLADA, F. J. R. La gestión del absentismo escolar. In: ANUARIO JURÍDICO Y ECONÓMICO ESCURIALENSE, 44., 2011, Spain. Anais... Spain: AJEE, 2011. p. 579-596.
MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração do roteiro para entrevista semiestruturada. Londrina: Eduel, 2003. p. 11-25.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARIANO, A. M.; FERREIRA, A. B. de M. L.; SANTOS, M. R. S.; CASTILHO, M. L.; BASTOS, A. C. F. L. C. Decision trees for predicting dropout in Engineering Course students in Brazil. Procedia Computer Science, Beijing, v. 214, n. 9, p. 1113-1120, dec. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.11.285
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/80481-sem-desistencias-numero-de-graduados-poderia-dobrar-no-brasil. Acesso em: 10 jun. 2023.
MELLO, S. P. T. de; SANTOS, E. G. dos; BRISOLARA, L. S.; SILVA, R. E. S. da; KOGLIN, J. C. de O. O fenômeno evasão nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso em uma universidade pública no sul do Brasil. In: COLOQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICAS, 13., 2013, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: CIGU, 2013. p. 01-15.
NÓBREGA, B. S. de; MAIA, J. da S.; TAVARES, N. P.; ROCHA, V. R. V. da. Evasion of students in higher education: an analysis of academic and socio-economic variables. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, Castelo de Paiva, v. 15, n. 1, p. 611-619, apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n1-032
OLIVEIRA, M. A. de O.; SANTANA, F. B. M. de; REIS, D. L.; VIEIRA, R. K.; VERONEZE, G. de M. The causes of school evasion in a private higher education institution: case study. International Journal for Innovation Education and Research, Dhaka, v. 7, n. 10, p. 920-928, oct. 2019. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol7.iss10.1848
PAIVA, V. L. M. de O. e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 261-266, jun./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001
PHAN, M.; CAIGNY, A. DE; COUSSEMENT, K. A decision support framework to incorporate textual data for early student dropout prediction in higher education. Decision Support Systems, Deli Serdang, v. 168, n. e 113940, p. 1-13, may. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dss.2023.113940
POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matricula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno a instituição. 2000. 175 f. Tese (Doutorado em??) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
PORTAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Evasão bate recorde no ensino superior. On-line, 2022. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/evasao-bate-recordes-no-ensino-superior/. Acesso em: 10 jun. 2023.
REIS, V. W.; CUNHA, P. J. M. D; SPRITZER, I. M. da P. A. Evasão no ensino superior de engenharia no Brasil: um estudo de caso no CEFET/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM EGENHARIA, 15., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Belém: COBENGE, 2012. p. 01-12.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
RIFFEL, S. M.; MALACARNE, V. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina – PR. 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1996-8.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
ROSA, F. de; OLIVEIRA, T. L. de. Student retention at a higher educational institution: a comparison between evaded and nonevaded groups using partial least square. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Thousand Oaks, v. 24, n. 2, p. 499-525, may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1521025120924663
SAHAGOFF, A. P. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. In: SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 11., 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SEPesq, 2015. p. 01-14.
SALES JUNIOR, J. S.; BRASIL, G. H.; CARNEIRO, T. C. J.; CORASSA, M. A. de C. Análise estatística da evasão na Universidade Federal do Espírito Santo e uma avaliação de seus determinantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 47., 2015, Pernambuco. Anais... Pernambuco: SBPO, 2015. p. 01-12.
SANTOS, C. B.; ROCHA, F. de S. J.; ALVES, L. F. B. Evasão escolar: causas e consequências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2022, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CONEDU, 2022. p. 01-11.
SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 11. ed. Instituto SEMESP: São Paulo, 2021.
SERRA, D. C. G. Teorias e práticas da psicopedagogia institucional. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SHIRASU, M. R.; ARRAES, R. de A. Determinantes da evasão e repetência escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 43., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPEC, 2015. p. 01-19.
SILVA FILHO, R. B.; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527
SILVA, G. P. da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000200005
SOARES, A. G. Evasão no ensino superior público: um estudo de caso no curso de administração da Unipampa. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.
SZABÓ, L.; ZSOLNAI, A.; FEHÉRVÁRI, A. The relationship between student engagement and dropout risk in early adolescence. International Journal of Educational Research Open, Gurgaon, v. 6, n. e100328, p. 1-11, jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100328
UNIPAMPA. Evasão e Retenção. Bagé, 2023. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/nida/evasao-e-retencao/. Acesso em: 20 jun. 2023.
VAARMA, M.; LI, H. Predicting student dropouts with machine learning: an empirical study in Finnish higher education. Technology in Society, United Kingdom, v. 76, n. e102474, p. 1-10, mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2024.102474
WEINTRAUB, A. B. Censo da educação superior. Brasil: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/80481-sem-desistencias-numero-de-graduados-poderia-dobrar-no-brasil. Acesso em: 10 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.