Inserção acadêmica e profissional de discentes beneficiários do programa institucional de bolsas para alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.565

Palavras-chave:

Ensino Superior, Política de Permanência Estudantil, Acompanhamento do Egresso

Resumo

No ensino superior a assistência estudantil é uma política para garantir a permanência e contribuir para formação qualitativa do discente.   O objetivo do artigo é analisar a inserção acadêmica e profissional dos discentes assistidos com o Programa Institucional de Bolsas para Alunos de Pós-graduação (PIBAP) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Sob uma metodologia qualitativa foram entrevistados 156 bolsistas de 10 programas de pós-graduação e utilizada análise múltipla de correspondência e análise qualitativa de conteúdo das entrevistas. Os resultados evidenciaram que 40,4% dos egressos cursam doutorado em outras instituições, 24,4% atuam como professores da rede básica e 23,7% atuam como docentes universitários. O PIBAP traduziu-se em um serviço de acolhimento ao oferecer tranquilidade emocional para dedicação dos bolsistas aos estudos. A pesquisa mostrou o impacto na melhoria das práticas de ensino docente e no despertar pelo desejo de ingresso na docência e na pesquisa.

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Publicado

2023-04-16

Como Citar

da Silva, L. F., Holgado-Silva, H. C., & Lourenço , R. L. . (2023). Inserção acadêmica e profissional de discentes beneficiários do programa institucional de bolsas para alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 290–318. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.565