Internacionalização do ensino superior no Brasil: um modelo teórico e agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.762Palavras-chave:
Internacionalização do ensino superior, Gestão universitária, Mobilidade acadêmica internacional, Ensino superior brasileiroResumo
A internacionalização do ensino superior é relevante devido à globalização e ao relacionamento entre diferentes atores, como universidades, governo, empresas privadas e estudantes internacionais, com vários pontos a serem melhorados no contexto brasileiro. Fatores como a falta de políticas e estruturas de pessoal, de atividades de planejamento estratégico e monitoramento e de escritórios e instituições de relações internacionais são recorrentes. Duas questões norteiam este estudo: (i) como as instituições de ensino superior brasileiras se internacionalizam? E (ii) como estudos futuros podem auxiliar no aprofundamento do tema nos estudos brasileiros? Assim, a pesquisa tem caráter explicativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica. Por meio da revisão bibliográfica, um modelo teórico é desenvolvido e dividido em dois grandes blocos: (i) aspectos setoriais e organizacionais e (ii) aspectos de decisão no ambiente de inserção. A agenda de pesquisa indica que os estudos podem ser direcionados para dois temas centrais: (i) transferência de conhecimento em processos institucionais e (ii) estratégias inovadoras de marketing e comunicação.
Downloads
Referências
AB WAHID, R. Sustaining ISO 9001-based QMS in higher education: a reality? The TQM Journal, Londres, v. 31, n. 4, p. 563-577, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/TQM-12-2018-0185
AGGELOS, K; THEODORA, G. European Higher Education Area, Internationalization and Students’ Mobility in 21st Century. Advances in Social Sciences Research Journal, Birmingham, v. 9, n. 2, p. 60-74, fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.14738/assrj.92.11582
AHMAD, S. Z.; BUCHANAN, F. R. Motivation factors in students decision to study at international branch campuses in Malaysia. Studies in Higher Education, Londres, v. 42, n. 4, p. 651-668, jul. 2017.
ALCADIPANI, R.; BERTERO, C. O. Guerra Fria e ensino do management no Brasil: o caso da FGV-EAESP. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, p. 284-299, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000300002
ALDUAIS, A. A Proposed Ranked-Based Ranking Model on the Impact of International Ranking of Higher Education Institutions on Higher Education Reform in the Kingdom of Saudi Arabia. Athens Journal of Education, Atenas, v. 6, n. 4, p. 329-356, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.30958/aje.6-4-5
DE SOUZA ALTAVINI, N. M.; DA SILVA, F. M. Significação de implementação em políticas de inovação nas instituições de ensino superior públicas brasileiras. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. 16, n. 31, p. 88-112, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v16i31.7441
ALTBACH, P. G. Comparative higher education: Knowledge, the university, and development. 2. ed. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1998.
ALTIN, M. E. Internationalization of the German Higher Education System New Player in the Market. Athens Journal of Education, Atenas, v. 6, n. 3, p. 237-256, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.30958/aje.6-3-5
ALVES, S. A.; GRANJEIRO, P. A.; GALDINO, A. S. Dimensões de um modelo teórico de universidade empreendedora. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 12, n. 12, p. 1-24, nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i12.43915
AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, p. 614-632, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300003
AVILA, J. G. The process of internationalization of Latin American higher education. Journal of Studies in International Education, Londres, v. 11, n. 3-4, p. 400-409. 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303921
BECHI, D. Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 33, n. 01, p. 139-147. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.11580
BELOUSOVA, T. Internationalization of higher education in Kerala: A performance audit. Higher Education for the Future, Thiruvananthapuram, v. 6, n. 1, p. 7-21, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2347631118802647
BERNASCONI, A. Is there a Latin American model of the university?. Comparative Education Review, Chicago, v. 52, n. 1, p. 27-52, fev. 2008. DOI: https://doi.org/10.1086/524305
CARVALHO, S. B. R. de; ARAÚJO, G. C. de. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 1, p. 113-131, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000100007
CENTENO, M. A.; LÓPEZ-ALVES, F. (ed.). The other mirror: grand theory through the lens of Latin America. Princeton: Princeton University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691222561
CHISWICK, B.; HATTON, T. J. International migration and the integration of labor markets. In: BORDO, M. D.; TAYLOR, A. M.; WILLIAMSON, J. G. Globalization in historical perspective. Chicago: University of Chicago Press, 2003. p. 65-120. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226065991.003.0003
CRUZ, A. G. da; PAULA, M. de F. Costa de. Capital e Poder a serviço da Globalização: os oligopólios da educação superior privada no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 3, p. 848-868, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300016
DA ROSA BORGES, G.; AMAL, M. Internacionalização de cursos stricto sensu: uma investigação sobre a distância psíquica e as práticas adotadas. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 260-281, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p260
DAL-SOTO, F.; ALVES, J. N.; SOUZA, Y. S. de. A Produção Científica sobre Internacionalização da Educação Superior Na Web Of Science: Características Gerais e Metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 229-249, out. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698153246
DE CARVALHO, R. P. L.; MORAES, M. C. B. Internationalization and Higher Education: a comparative study between Brazilian and North American students’ perceptions on the reality of Brazilian Higher Education institutions. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 10, p. 1-21, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8664364
SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice-o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
DE WIT, H. Globalisation and internationalisation of higher education. Rev. U. Soc. Conocimiento, Barcelona, v. 8, n. 2, p. 241, jul. 2011.
DE WIT, H. Internationalization in higher education, a critical review. SFU Educational Review, Burnaby, v. 12, n. 3, p. 9-17, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1036
DE WIT, H.; DECA, L. Internationalization of higher education, challenges and opportunities for the next decade. In: CURAJ, A.; DECA, L; RICOPIE, R. European higher education area: Challenges for a new decade. Cham: Springer, 2020. p. 3-11. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56316-5_1
DELGADO-MÁRQUEZ, B. L.; HURTADO-TORRES, N. E.; BONDAR, Y. Internationalization of Higher Education: Theoretical and Empirical Investigation of Its Influence on University Institution Rankings (Spanish Text). Rev. U. Soc. Conocimiento, Barcelona, v. 8, n. 2, p. 101-122, jul. 2011. DOI: https://doi.org/10.7238/rusc.v8i2.1069
FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. F. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 68, p. 600-626, maio. 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4564
FINARDI, K. R.; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, n. 66, p. 239-284, jan. 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2014n66p239
FLECKENSTEIN, T.; LEE, S. C.; MOHUN HIMMELWEIT, S. Dualisation, education and the knowledge economy: Comparing Germany and South Korea. Social Policy & Administration, Hoboken, v. 57, n. 2, p. 158-171, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/spol.12896
FOSSATTI, P.; MONTICELLI, J. M.; DANESI, L. C.; JUNG, H. S. University and the (UN) successfulness of the strategic management for innovation. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, n. 1, p. 1-21. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698225188
FRANKLIN, L. A.; ZUIN, D. C.; EMMENDOERFER, M.. Processo de internacionalização do ensino superior e mobilidade acadêmica: implicações para a gestão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 1, p. 130-151, janeiro. 2018. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650831
FREITAS, R. M. M. M. R. de. Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada. 2012. 103 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança) – Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, Porto, 2012.
HUNG, N-T.; YEN, K-L. Towards sustainable internationalization of higher education: Innovative marketing strategies for international student recruitment. Sustainability, Basel, v. 14, n. 14, p. 1-22, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14148522
ILON, L. Higher education responds to global economic dynamics. In: PORTNOI, L. M.; RUST, V. D.; BAGLEY, S. S. Higher education, policy, and the global competition phenomenon. New York: Palgrave Macmillan US, 2010. p. 15-28. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230106130_2
Inep. 2024. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade. Acesso em: 15 jan. 2025.
JONES, E.; DE WIT, H. Globalization of internationalization: Thematic and regional reflections on a traditional concept. AUDEM: The International Journal of Higher Education and Democracy, Nova Iorque, v. 3, n. 1, p. 35-54. 2012.
KAKTIŅŠ, Louise. Does Turnitin support the development of international students’ academic integrity? Ethics and Education, Chicago, v. 14, n. 4, p. 430-448, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/17449642.2019.1660946
KAHVECI, T. C.; TAŞKIN, H. Integrated enterprise management system for higher education institutions based on strategic and process management: The case study of Sakarya University. Procedia-Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 106, n. 10, p. 1505-1513, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.170
KHOMYAKOV, M.; DWYER, T.; WELLER, W. Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 120-143, maio. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-99066
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, Londres, v. 8, n. 1, p. 5-31, mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832
KNIGHT, J. Higher education in turmoil: The changing world of internationalization. Leiden: Brill, 2008. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087905224
KULOĞLU, M. E.; MUHAMMET, Ö. An Analysis on the Internationalization of the Objectives in English Curriculum. Language Teaching and Educational Research, Cambridge, v. 5, n. 1, p. 1-15, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.35207/later.954913
LAUS, S. P. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 332 p. 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
LIMA, M. C. Globalização ou internacionalização do ensino superior? Sumários Revista da ESPM, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 80-90, nov. 2012.
LIMA, M. C.; CONTEL, F. B. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas ea geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.
LUCE, M. B.; FAGUNDES, C. V.; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 2, p. 317-340, maio/jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200002
MARANHÃO, C. M. S. de A.; DUTRA, I. I. C.; MARANHÃO, R. K. de A. Internacionalização do ensino superior: um estudo sobre barreiras e possibilidades. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 9-38, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.458
MARRARA, T. Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 245-262, dez. 2007.
MAUÉS, O. C.; BASTOS, R. dos S. Policies on internationalization of Higher Education: the Brazilian context. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999
MIURA, I. K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. 2006. 381 p. Tese (Livre Docência) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.
MOK, K. H. Higher education transformations for global competitiveness: Policy responses, social consequences and impact on the academic profession in Asia. Higher Education Policy, Oxford, v. 28, n. 1, p. 1-15, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1057/hep.2014.27
MORANDIN, J. L. P. L.; SILVA, N. R. da.; VANZ, S. A. de S. O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 2, p. 116-136, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2h
MOREIRA, A. C.; BRANDÃO, F.; LONGA, I.; CAMPOLARGO, L.; LOPES, A. R. C. A discussion on transnationality and globalness of HEI internationalization. In: MACHADO, C. F.; DAVIM, J. P. Higher Education and the Evolution of Management, Applied Sciences, and Engineering Curricula. Hershey: IGI Global, 2019. p. 27-58. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7259-6.ch002
MOROSINI, M.; SOMERS, P.; RODRIGUEZ, A.; RODRIGUEZ, J. S. Internationalization in US universities: history, philosophy, practice, and future. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 305-314, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28970
MOROSINI, M. C.; WOICOLESCO, V. G.; MARCELINO, J. M.; HATSEK, D. J. R. Estratégias de internacionalização de universidades brasileiras participantes do Programa Capes PrInt. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 31, n. 82, p. 1-25, ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.31.7886
MÜCKENBERGER, E.; TOGASHI, G. B.; PÁDUA, S. I. D.; MIURA, I. K. Gestão de processos aplicada à realização de convênios internacionais bilaterais em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Production, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 637-651, set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132012005000076
NASCIMENTO, M. E. M. do. A internacionalização do ensino superior e a formação inicial de professores: um estudo do Programa Licenciaturas Internacionais na UFRN (2010-2013). 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. de O. Internationalization of higher education in Brazil: advances, obstacles, and challenges. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 144-175, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-99656
NOGUEIRA, N. N. M. Dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 951-982. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201813030
OUDE VRIELINK, R. A.; JANDEN, E. A.; HANS, E. W.; VAN HILLEGERSBERG, J. Practices in timetabling in higher education institutions: a systematic review. Annals of Operations Research, Amsterdam, v. 275, n. 1, p. 145-160, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10479-017-2688-8
OVIEDO, L. E. Z.; KRIMPHOVE, J. Virtual exchange contributions to the development of intercultural competence: A Brazilian higher education institutions’ perspective. Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 22, n. 1, p. 312-336, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v22i1.47481
PAVARINA, P. Living in the South-looking to the North: The internationalization process of higher education institutions in Brazil and a case study. In: EUROPEAN CONGRESS OF THE REGIONAL SCIENCE ASSOCIATION INTERNATIONAL (RSAI), 56., 2016. Viena. Anais... Viena: European Regional Science Association, 2016. p. 1-13.
POPOVA, J.; BEBENOVA-NIKOLOVA, D. Intercultural competence acquisition of international students educators in two universities in Bulgaria and China. Journal of Danubian Studies and Research, Galați, v. 7, n. 2, p. 509-523. 2017.
RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-20, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706161579
Ranking Universitário Folha. 2023a. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/noticias/como-e-feito-o-ranking-de-cursos-do-ruf. Acesso em: 08 fev. 2024.
Ranking Universitário Folha. 2023b. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/noticias/como-e-feito-o-ranking-universitario-folha. Acesso em: 08 fev. 2024.
Ranking Universitário Folha. 2023c. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-cursos/administracao-de-empresas. Acesso em: 11 fev. 2024.
REINERT, P. S.; PATRÍCIO, G. A.; SANT’ANA, J. Q.; BONA, R. J.; DE SOUZA, J. C. L. Práticas inovadoras da educação: a responsabilidade corporativa nas universidades brasileiras. Observatório de la economía latinoamericana, Curitiba, v. 21, n. 6, p. 4427-4449, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n6-071
REPPOLD FILHO, A. R.; TORRES E CARDOSO, L.; VAZ, M. A. A Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a internacionalização da educação superior. Movimento, Porto Alegre, v. 16, p. 217-238. 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.18218
RIGHETTI, S. Quando a sociedade é quem avalia: a experiência do Ranking Universitário Folha e os indicadores de ensino superior. COMCIÊNCIA (UNICAMP), Campinas, v. 16, n. 166, p. 1, mar. 2015.
ROCHA, L. C.; STALLIVIERI, L. A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, n. 1, p. 1-20, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540
SANTOS, F. S.; DE ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0573-9
SANTOS, F. S.; NASCIMENTO, E. P. do; BUARQUE, C. Mudanças necessárias na universidade brasileira: autonomia, forma de governo e internacionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 39-61, mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000100004
SPEARS, E. O valor de um intercâmbio: Mobilidade estudantil brasileira, bilateralismo & internacionalização da educação (tradução). Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 151-163, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991026
STALLIVIERI, L. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. 2009. 234 p. Tese (Doutorado em Linguas Modernas) – Universidad del Salvador, Buenos Aires, 2009.
STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Ed. da Universidade de Caxias do Sul, 2004.
STALLIVIERI, L.; GONÇALVES, R. B. Novas propostas pedagógicas para o desenvolvimento de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras nas salas de aula multiculturais. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 130-142, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p130
TASTEMIROVA, Z.; PITELINA, M.; CHEREDNICHENKO, J.; BAGRINTSEVA, O.; VOSTRIKOV, I. Education in the Context of Global Intercultural Communication: A Socio-Philosophical Analysis. In: International Conference on Contemporary Education, Social Sciences and Humanities-Philosophy of Being Human as the Core of Interdisciplinary Research (ICCESSH 2020), 5., 2020. Moscou. Anais… Moscou: Atlantis Press, 2020. p. 267-271. DOI: https://doi.org/10.2991/assehr.k.200901.052
THALGI, M. J. The university’s role in developing the skills of the knowledge economy from the perspective of students of Yarmouk University’s faculty of Shari’a and Islamic studies. Journal of the Knowledge Economy, Londres, v. 11, n. 4, p. 1529-1537, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s13132-019-00620-5
TREVISOL, M. G.; FÁVERO, A. A. As diversas faces da internacionalização: análise comparativa entre duas instituições comunitárias do sul do Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-22, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653894
VANZ, S. A. de S.; DOMINIQUE, A. P.; SÁNCHEZ, M. L. L.; CASADO, E. S. Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 39-51, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p39
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.