Plataforma GenIA: uma proposta de uso da inteligência artificial e da programação intuitiva na criação de objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.720

Palavras-chave:

Educação Matemática, Inteligência artificial, Objetos de aprendizagem, Plataforma GenIA, Programação intuitiva

Resumo

Na Educação, observa-se, ainda que de forma tímida, o uso de inteligência artificial em diferentes situações que vão desde o suporte à gestão, até as contribuições com os processos de ensino e de aprendizagem. Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado já concluída, que investigou como recursos de inteligência artificial, aliados à programação intuitiva, poderiam ser explorados na criação de uma plataforma destinada à construção de objetos de aprendizagem de Matemática. Para tanto, metodologicamente foram utilizadas a prototipação e a pesquisa em design educacional. Por estar inserida em um programa de doutorado profissional, a pesquisa apresentou, como produto educacional, uma plataforma denominada GenIA, que se baseia nos pilares da programação intuitiva para construir, usando fluxogramas, objetos de aprendizagem de Matemática, assistida por algoritmos de inteligência artificial, fazendo uso de aprendizado de máquina. A plataforma foi validada em diferentes contextos, e se mostrou viável de ser explorada em aulas de Matemática.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Zatti, E. A., & Kalinke, M. A. (2024). Plataforma GenIA: uma proposta de uso da inteligência artificial e da programação intuitiva na criação de objetos de aprendizagem. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–23. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.720