Perspectivas teórico-filosóficas sobre a inteligência artificial à luz de Pierre Lévy
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.732Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Inteligência artificial, Perspectivas teórico-filosóficas, Processos educacionaisResumo
O presente artigo traz o relato de uma pesquisa realizada que tem por objetivo apresentar as perspectivas teórico-filosóficas sobre a Inteligência Artificial à luz de Pierre Lévy desde a ontologia, desenvolvimento e possibilidades em processos educacionais. Para tanto, o trabalho teve como um dos principais objetos de análise as noções de Lévy, que propõe reflexões de ordem teórica deste campo a partir das perspectivas educacionais e teórico-filosóficas. Essas perspectivas, em linhas gerais, apontam as condições de possibilidade em que a utilização da Inteligência Artificial pode causar impacto. Como considerações finais sobre o assunto pesquisado procurou-se estabelecer relações com sua obra, apontando as compreensões e conexões entre os aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos na trajetória da IA como forma de apresentar as considerações sobre as possibilidades de suas implicações na esfera pública, que também é digital e que se relaciona com as transformações e implicações nos processos educacionais.
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