Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.714Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Programação intuitiva, Educação Matemática, Feedback, Metáforas de interfaceResumo
Este artigo visa apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa de doutorado que explicitou, a partir das relações entre o Design de Interação e a Inteligência Artificial, compreensões sobre ambientes de programação intuitiva utilizados nos processos educacionais de Matemática. Por meio de diferentes rotas de navegação, esta investigação adotou, como metodologia, a Pesquisa em Design Educacional e buscou contribuições com outras áreas do conhecimento, como a Ciência da Computação e o Design de Interação. O trajeto percorrido também considerou reflexões sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática; sobre a existência de modelos mentais e conceituais; e sistema intuitivo. A tese defendida destaca que existe uma relação entre a programação intuitiva e a Inteligência Artificial que pode apoiar o uso de tecnologias digitais nos processos educacionais de Matemática. Essa relação pode ser propiciada pela utilização de feedback com o uso de metáforas de interface.
Downloads
Métricas
Referências
BALBINO, R. O.; KALINKE, M. A.; ZATTI, E. A.; MATTOS, S. G. DE; LOSS, T.; MOTTA, M. S. Programação Intuitiva: em Busca de Compreensões. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 36, p. 1-22, dez. 2021.Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12121. Acesso em: 31 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i36.12121
BALBINO, R. O.; MATTOS, S. G. DE. Uma proposta de utilização da MPEDUC para a construção de objetos de aprendizagem. In: MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. (org.). Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões, Campo Grande, MS: Life Editora, 2021. p. 135-152.
BARBOSA, J. C.; OLIVEIRA, A. M. P. Por que a Pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 526-546, 2015.
BITTENCOURT, W. N. A utilização do Tutor Inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem. 2018, 137 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da
Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/b105001
CASTRO, P.J. P. Ambiente de avaliação do software virtual-TANEB aplicado à geometria do quinto ano do Ensino Fundamental. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2010.
CURCI, A. P. F. O Software de Programação Scratch na Formação Inicial do Professor de Matemática por meio da criação de Objetos de Aprendizagem. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.
DAMASCENO, F. R. Concepção e desenvolvimento do agente tutor e modelo de aluno no ambiente inteligente de aprendizagem PAT2MATH. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Computação Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.
ERTE DGE. MOOC IA - Wayne Holmes, Módulo 3. YouTube, 27 jan. 2020. Disponível em: https://youtu.be/nWNeON-b3Lw. Acesso em: 23 ago. 2023.
FERNANDES, G. G. Paradigmas e avaliação de interface humano-computador: evolução, caracterização e ícones de interface Computacional. 2005. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/38856/1/2005_eve_ggfernandes.pdf. Acesso em: 04 ago. 2023.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GRAVEMEIJER, K.; COBB, P. Design Research from the Learning Design Perspective. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N. Educational design research - Part A: an introduction. Enschede: SLO, 2013. p. 72-113.
LESH, R.; SRIRAMAN, B. Re-conceptualizing mathematics education as a design science. In: SRIRAMAN, B.; ENGLISH, L. (Ed.). Theories of mathematics education: Seeing new frontiers. Heidelberg: Springer, 2010. p. 123-146. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-00742-2_14
LÉVY, P. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MATTA, A. E. R.; SILVA, F. P. S.; BOAVENTURA, E. M. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36
MCKENNEY, S.; REEVES, T. C. Conducting Educational Design Research. Londres: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203818183
MATTOS, S. G. Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática. 2022. 169 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
MEIRELES, T. F. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o Scratch: da elaboração à construção. 2017. 166 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
MELLO, J. N. B.; CANTO FILHO, A. B. do; LIMA, J. V. de. A tarefa de casa na disciplina de Matemática mediada por assistente virtual de comunicação-chatbot. Revemat, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e58129. Acesso em: 21 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e58129
MORO, F. F. Protótipo de um chatbot para auxiliar o professor na utilização do Sistema Tutor Inteligente MAZK. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2019.
NESI, T.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S.; ROLKOUSKI, E. A reformulação de um objeto de aprendizagem de matemática buscando melhorar sua usabilidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 94 -113, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i6.2470
NIELSEN, J. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. 2020. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 11 set. 2023.
PLOMP, T. Educational design research: an introduction. In: PLOMP, T., NIEVEEN, N. Educational design research - Part A: an introduction. Enschede: SLO, 2013. p. 10-51.
PLOMP, T.; NIEVEEN, N. References and Sources on Educational Design Research. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N. Educational design research - Part A: an introduction. Enschede: Editora, 2013. p. 170-199.
POWELL, A. B.; ALI, K. V. Design Research in Mathematics Education: Investigating A Measuring Approach To Fraction Sense. In: CUSTODIO, J. F.; FLORES, C. R.; COSTA, A. A. (org.). Programa De Pós-Graduação Em Educação Científica E Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 221-242.
ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SEFFRIN, H.; RUBI, G.; GHILARDI, C.; MORAIS, F.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S.; BITTENCOURT, I. Dicas inteligentes no Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBIE, 2012. p. 1-10.
SEFFRIN, H. M. Avaliando o conhecimento algébrico do estudante através de redes Bayesianas dinâmicas: Um estudo de caso com o Sistema Tutor Inteligente Pat2Math. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.987
SCHUCK, P. W.; GIRAFFA, L. M. M. Construindo um Sistema Tutor Inteligente para suporte ao ensino de Matemática Financeira: da modelagem à validação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 12., 2001, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: SBIE, 2001. p. 48-57. http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/106.
SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, San Pedro Zacatenco, v.19, n. 2, p. 217-242, 2016. DOI: https://doi.org/10.12802/relime.13.1924
TIKHOMIROV, O. K. The psychological Consequences of Computarization. In: WERTSCH, J. V. (ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe Inc., 1981. p. 256- 278.
VALERIANO, E. C. F. O Sistema Tutor Inteligente MAZK no processo de ensino e aprendizagem do Pré-escolar e Ensino Fundamental I. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.616
VICARI, R. M. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. 2018. Disponível em: http://tracegp.sesi.org.br/handle/uniepro/259. Acesso em: 25 ago. 2023.
ZATTI, E. A.; BALBINO, R.; MATTOS, S. G.; KALINKE, M. A. Una Propuesta para la Creación de una Plataforma Asistida por la Inteligencia Artificial para la Construcción de Objetos de Aprendizagens de Matemática. Maracaibo, PARADIGMA, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 259-281, 2022. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p259-281.id1226
ZATTI, E. A. GenIA: plataforma para construção de objetos de aprendizagem de matemática que faz uso de programação intuitiva e é assistida por inteligência artificial. 2023. 121 f. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
ZOPPO, B. M. A contribuição do Scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no ensino fundamental. 2017. 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.