Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.714

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Programação intuitiva, Educação Matemática, Feedback, Metáforas de interface

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa de doutorado que explicitou, a partir das relações entre o Design de Interação e a Inteligência Artificial, compreensões sobre ambientes de programação intuitiva utilizados nos processos educacionais de Matemática. Por meio de diferentes rotas de navegação, esta investigação adotou, como metodologia, a Pesquisa em Design Educacional e buscou contribuições com outras áreas do conhecimento, como a Ciência da Computação e o Design de Interação. O trajeto percorrido também considerou reflexões sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática; sobre a existência de modelos mentais e conceituais; e sistema intuitivo. A tese defendida destaca que existe uma relação entre a programação intuitiva e a Inteligência Artificial que pode apoiar o uso de tecnologias digitais nos processos educacionais de Matemática. Essa relação pode ser propiciada pela utilização de feedback com o uso de metáforas de interface.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Gogolla de Mattos, S., & Aurélio Kalinke, M. (2024). Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–19. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.714