Metodologia de pesquisa em Educação Matemática: complementaridade otteana baseada na semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.666

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Semiótica, Complementaridade, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, a "Complementaridade otteana fundamentada na Semiótica" é apresentada como uma metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Os fundamentos filosóficos e epistemológicos que embasam essa metodologia são explorados, destacando-se seu papel na investigação educacional. São demonstradas diferentes abordagens práticas da mencionada Complementaridade, por meio de alguns exemplos de pesquisas que a utilizaram como base. Encerra-se o relato deste estudo, expondo as principais conclusões: a importância de abordar o caráter social e histórico da Matemática para compreender a própria natureza da disciplina Matemática, a compreensão de que a interdisciplinaridade é um fator central para a fundamentação da Educação Matemática e o entendimento de que adotar uma abordagem metodológica de pesquisa, sustentada na abordagem da Complementaridade otteana, exige que o pesquisador em Educação Matemática assuma o propósito de construção e constituição de uma “sempre renovada” postura investigativa, a cada problema e objeto que se pretende investigar.

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Biografia do Autor

Humberto de Assis Clímaco, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2002), Especialização em Matemática do Ensino Básico pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. É doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Professor Doutor Ildeu Moreira Coêlho e co-orientação do Professor Doutor Michael Otte. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência como professor no ensino básico e superior e como pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Filosofia da Matemática e História da Matemática

Jacqueline Borges de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2000), especialização em didática Geral (2001) pela UNESP, graduação em Turismo pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (2004)- CESUR, especialização em Turismo e Meio Ambiente (2006) - CESUR mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGE/ IE/IFMT (2014). Atualmente é professor adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Instituto de Educação, Graduação de Pedagogia, e membra do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGE) Instituto de Educação- IE/UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo ensino e aprendizagem da Matemática, Avaliação da Matemática, Filosofia da Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Semiótica Peirceana, Complementaridade e Epistemologia da Matemática.  

Geslane Figueiredo da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM/ REAMEC (2019). Atualmente é professor adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e membra do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) do Campus de Sinop/UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Semiótica Peirceana, Complementaridade e Epistemologia da Matemática.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

de Assis Clímaco, H., Borges de Paula, J., & Figueiredo da Silva Santana, G. . (2024). Metodologia de pesquisa em Educação Matemática: complementaridade otteana baseada na semiótica. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(31), 190–217. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.666