Research methodology in Mathematics Education: ottean complementarity based on semiotics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.666

Keywords:

Research Methodology, Semiotics, Complementarity, Mathematics Education

Abstract

This paper aims at presenting Ottean Complementarity based on Semiotics as a research methodology in Mathematics Education. Both philosophical and epistemological patterns that support this methodology   highlight its role in educational research. Different practical approaches to complementarity are pointed out, through some examples of research that used it as a basis. The report of this study focuses at conclusions such as: the importance of approaching the social and historical character of Mathematics to understand the very nature of the Mathematics, as well as the understanding that interdisciplinarity is a central factor for the foundation of Mathematics Education and the understanding that adopting a methodological approach to research, supported by the Ottean complementarity approach, requires that the researcher in Mathematics Education assume the purpose of constructing and constituting an “always renewed” investigative stance, for each problem and object intended to be investigated.

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Author Biographies

Humberto de Assis Clímaco, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2002), Especialização em Matemática do Ensino Básico pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. É doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Professor Doutor Ildeu Moreira Coêlho e co-orientação do Professor Doutor Michael Otte. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência como professor no ensino básico e superior e como pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Filosofia da Matemática e História da Matemática

Jacqueline Borges de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2000), especialização em didática Geral (2001) pela UNESP, graduação em Turismo pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (2004)- CESUR, especialização em Turismo e Meio Ambiente (2006) - CESUR mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGE/ IE/IFMT (2014). Atualmente é professor adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Instituto de Educação, Graduação de Pedagogia, e membra do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGE) Instituto de Educação- IE/UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo ensino e aprendizagem da Matemática, Avaliação da Matemática, Filosofia da Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Semiótica Peirceana, Complementaridade e Epistemologia da Matemática.  

Geslane Figueiredo da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM/ REAMEC (2019). Atualmente é professor adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e membra do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) do Campus de Sinop/UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Semiótica Peirceana, Complementaridade e Epistemologia da Matemática.

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Published

2024-05-31

How to Cite

de Assis Clímaco, H., Borges de Paula, J., & Figueiredo da Silva Santana, G. . (2024). Research methodology in Mathematics Education: ottean complementarity based on semiotics. Qualitative Research Journal , 12(31), 190–217. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.666