Registros fotográficos em manuais do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL): educação de adultos na ditadura civil-militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.560

Palavras-chave:

Fotografia, MOBRAL, Ditadura Civil-Militar, Educação de Adultos, História da Educação

Resumo

Neste artigo, discute-se o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), criado em 1967, durante a Ditadura Civil-Militar, com o objetivo de erradicar as altas taxas de analfabetismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de abordagem qualitativa. Foram utilizadas, como fontes, 6 fotografias presentes em dois manuais didáticos do MOBRAL. Constatou-se que as fotografias, além de ilustrar aqueles livros, difundiam os interesses e o modelo de educação proposto pela ditadura, que via, na educação de adolescentes e adultos, um meio para atingir o desenvolvimento econômico do Brasil. O estudo evidenciou a relevância da fotografia como documento histórico, visto que esta possibilita a construção de sentidos e significados, sendo necessário, ao pesquisador, interpretá-la, considerando a articulação entre fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, superando, desse modo, uma compreensão fragmentada desses registros.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Lima, F. M. A. de ., Macêdo, C. K. S. de ., & Souza, F. das C. S. . (2022). Registros fotográficos em manuais do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL): educação de adultos na ditadura civil-militar. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 383–403. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.560