Expectativas padronizadas de desenvolvimento infantil: efeitos nas famílias de crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.835Palavras-chave:
Educação especial, Famílias de crianças com deficiência, Estimulação precoce, Normalização, Análise do discursoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou compreender como expectativas padronizadas de desenvolvimento infantil geram efeitos nas famílias de crianças com deficiência. O estudo foi realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial (CAESP) no oeste de Santa Catarina, com nove mães de crianças de zero a cinco anos e onze meses que participavam do Programa de Estimulação Precoce. A geração de materialidades empíricas aconteceu por meio de entrevistas narrativas, organizadas em agrupamentos temáticos, considerando a relevância e a recorrência das manifestações e examinadas pela perspectiva da Análise do Discurso com inspiração foucaultiana. As narrativas das mães evidenciam que ter um filho com deficiência é desafiador, mas lidar com as expectativas sociais de desenvolvimento infantil presentes na sociedade que padroniza, normatiza e exclui a diferença pode ser ainda mais difícil. A pesquisa aponta que os Programas de Estimulação Precoce são apoios importantes para as famílias.
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