As faculdades de tecnologia do estado de São Paulo: atribuindo significados à educação tecnológica e à formação de seus professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.410

Resumo

O principal foco deste trabalho está nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec) [...]. Tendo como principal aporte metodológico os princípios da História Oral, o estudo perpassa questões que envolvem os pressupostos metodológicos; as fontes narrativas que dão sustentação às compreensões resultantes das análises; uma história da Fatec e alguns aspectos das práticas relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática nessa instituição, focando mais detidamente as décadas de 1970 a 1990. Por meio das narrativas orais, percebe-se que, ainda hoje, há um forte discurso de que a educação tecnológica deve ser diferente das demais e, deste modo, sobrevive nas Fatec a bandeira de que os aprendizados que interessam aos cursos são aqueles destinados ao mundo do trabalho, criando-se, muitas vezes, estratégias metodológicas e materiais de estudo para as disciplinas.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Tecnológica; História Oral; Fatec.

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista

Bacharel em Matemática (1984) pela UNESP de Rio Claro, Mestre (1992) e Doutor (1995) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de complementação na Universidade de Lisboa (1991) e Pós-doutorado na Indiana University Purdue University at Indianápolis - Estados Unidos (1999). Recebeu, com Paulo Freire, o prêmio Moinho Santista (atual Prêmio Fundação BUNGE) em Ciências da Educação no ano de 1995. É Livre-docente (2005) pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru. Coordena o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (www.ghoem.org) e atua nos cursos de graduação da UNESP de Bauru e nos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP de Rio Claro) e em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru). É editor do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática desde 2008, pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2001, e atuou como membro do CA-Ed (CNPq) de julho/2014 a julho/2017. Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Narrativas e Metodologias de Pesquisa. 

Downloads

Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica