Cartografia e imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos territórios da pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.608

Palavras-chave:

Cartografia, Imaginário, Pesquisa, Educação

Resumo

Neste texto, traçamos linhas do que acreditamos ser o território limiar entre o pensamento cartográfico de Gilles Deleuze e Félix Guattari e a teoria antropológica do imaginário de Gilbert Durand, a fim de contribuir com uma perspectiva epistemológica para a pesquisa em Educação. Refletimos como a articulação entre elementos teórico-metodológicos da cartografia e da antropologia do imaginário podem colaborar para a inserção de narrativas dissidentes no campo investigativo e epistemológico da Educação. Para tanto, lançamos mão das seguintes dimensões: recorrências estéticas, na qual são associados apontamentos relacionados à apreensão do mundo pelo sensível e à valorização das imagens; e releituras epistemológicas, cujas associações teóricas remetem à destruição ontológica do Sujeito e à prevalência dos movimentos dinâmicos. Argumentamos que, diante de sistemas de pensamento singulares, demarcados territorialmente, as experimentações vivenciadas no fazer-pesquisa em Educação, através da construção de cartografias que contemplem as derivas imaginantes, são sugestivas da abertura à errância, à dissidência produtora de subjetividades no interior do campo educacional.

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Biografia do Autor

Maria Rita Barbosa Piancó Pavão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), com período sanduíche na Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad de Chile. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos - Universidade Candido Mendes (UCAM). Graduanda em Pedagogia - Universidade Católica de Brasília (UCB). Bacharela em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Professora Substituta na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), vinculada ao Núcleo de Tecnologia. Integrante d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense!¿ (UPE/CNPq). Extensionista no Programa de Apoio e Acompanhamento para Acesso à Pós-graduação Stricto Sensu - Pre-pós Paulo Freire (UPE/FACEPE). Membra associada da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), vinculada ao Grupo de Trabalho Produção Científica, Técnica e Pedagógica.

Luís Massilon da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Educação Contemporânea | Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Professor Substituto - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Especialista em Psicomotricidade | Universidade de Fortaleza. Graduado em Psicologia | Universidade de Fortaleza. Integrante d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense!¿ (UPE/CNPq).

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direitos Humanos - Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Professor Adjunto I do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa UPE Multicampi Garanhuns. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Democracia, Gênero e Direito (PUC-Rio/CNPq), de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq), Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq) e do Diversiones - Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade (UFPE-CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos da UFPE. Possui interesse e orienta estudos nas áreas de: Gênero, Memória, Testemunho, Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, em perspectiva interdisciplinar e empírica.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme détudes Approfondies (DEA) em Sciences Sociales - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole dArchitecture de Grenoble (1996) e pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível III do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Foi Visiting Researcher no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019). Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Narrativas Visuais (UFPE-CAA/CNPq). Líder dO Imaginário - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq). Desenvolve estudos sobre Arte, Estética e Interculturalidade na Educação. 

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Barbosa Piancó Pavão, M. R., da Silva Filho, L. M., Cardoso, F. da S., & de Faria Carvalho, M. (2023). Cartografia e imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos territórios da pesquisa em educação. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 908–927. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.608