Registros fotográficos em manuais do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL): educação de adultos na ditadura civil-militar
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.560Palavras-chave:
Fotografia, MOBRAL, Ditadura Civil-Militar, Educação de Adultos, História da EducaçãoResumo
Neste artigo, discute-se o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), criado em 1967, durante a Ditadura Civil-Militar, com o objetivo de erradicar as altas taxas de analfabetismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de abordagem qualitativa. Foram utilizadas, como fontes, 6 fotografias presentes em dois manuais didáticos do MOBRAL. Constatou-se que as fotografias, além de ilustrar aqueles livros, difundiam os interesses e o modelo de educação proposto pela ditadura, que via, na educação de adolescentes e adultos, um meio para atingir o desenvolvimento econômico do Brasil. O estudo evidenciou a relevância da fotografia como documento histórico, visto que esta possibilita a construção de sentidos e significados, sendo necessário, ao pesquisador, interpretá-la, considerando a articulação entre fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, superando, desse modo, uma compreensão fragmentada desses registros.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, R. W. A. de; STAMATTO, M. I. S. Política de alfabetização de jovens e adultos: o caso do MOBRAL no município de Riachuelo – RN. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 7, n. 11, p. 1-15, jun. 2018. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v7i11.469 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v7i11.469
BACKHEUSER, M. P. et al. Programa de Educação Comunitária para a Saúde. In: CORRÊA, A. L. Educação de massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS: Mobral, 1979. p. 309-332.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos. Brasília, DF, 1967. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l5379.htm. Acesso em: 14 set. 2022.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografia. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 33-46, jan./abr. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v12n1/v12n1a04.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
CORRÊA, A. L. Mobral e desenvolvimento. A Defesa Nacional. Rio de Janeiro, v. 65, n. 678, p. 103-114, jul./ago. 1978. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/7938. Acesso em: 14 set. 2022.
COSTA, M. C. F.; MAGALHÃES, L. D. R. Memória, linguagem e reprodução da memória social na cartilha de alfabetização do governo militar (1964- 1985): MOBRAL/PAF – Brasil. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. 1-15, nov. 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9764. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9764
COSTA, F. G. V.; SOUZA, F. das C. S.; SILVA, F. V. da. A disciplina educação moral cívica na ditadura militar no Brasil: uma análise de capas de manuais didáticos. Anuario de Historia de la Educación, Buenos Aires, Argentina, v. 22, n. 2, p. 46-61, mês (se houver). 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/histed/v22n2/2313-9277-histed-22-02-41.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
CUSTÓDIO, A. V.; CABRAL, M. E. L. Trabalho infantil na agricultura familiar: uma violação de direitos humanos perpetuada no meio rural. Revista Jurídica em Pauta, Bagé-RS, v. 1, n. 2, p. 3-15, set. 2019. Disponível em: http://revista.urcamp.tche.br/index.php/revistajuridicaurcamp/article/view/3121. Acesso em: 14 set. 2022.
FÁVERO, O. Memória das campanhas e movimentos de educação de jovens e adultos (1947-1966). In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5, 2004, Évora/Portugal. Anais…: Universidade de Évora, 2004. Disponível em: http://forumeja.org.br/df/files/leiamais.apresenta.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
FERRARO, A. R. Alfabetização rural no Brasil na perspectiva das relações campo-cidade e de gênero. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/6fy4Bw8wVKnnXvJbgy5cvrj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300013
FÓRUNS EJA BRASIL. [s.l.]: [s.d]. Disponível em: http://forumeja.org.br/node/3003. Acesso em: 15 set. 2022.
INEP. Estatísticas da educação básica no Brasil. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/estatisticas_da_educacao_basica_no_brasil.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
JANNUZZI, G. S. de M. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
KOFF, A. M. N. S. et al. Programa de Autodidatismo. In: CORRÊA, A. L (Org.). Educação de Massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS: Mobral. 1979. p. 355-368.
KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial. 2007.
KOSSOY, B. Fotografia e História. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.
MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e História interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98. 1996. Disponível em: https://codecamp.com.br/artigos_cientificos/ATRAVESDAIMAGEMFOTOGRAFIA.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
MOBRAL. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Grupo de Trabalho do Projeto Especial do Pré-Escolar. Proposta para um atendimento educacional às crianças de 4 a 6 anos, provenientes de população de baixa renda. Rio de Janeiro, 1980. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/1-proposta-para-atendimento-educacional-1980.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
MOBRAL. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Soletre Mobral e leia Brasil. Rio de Janeiro: Mobral, 1975. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002466.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
MOBRAL. Proposta de Diretrizes de Ação Integrada MEC-SEPS-MOBRAL junto as SEC/SEMEC para atendimento à população de 9 a 14 anos fora da escola. Rio de Janeiro, 1984. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/proposta-de-diretrizes-de-acao-integrada-1984.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
MOBRAL. Guia do professor. Gente ensinando a aprender. Rio de Janeiro: Editora Vecchi, [197-]. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/1-ensinando-a-aprender.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
MOBRAL. Livro de leitura. Gente lendo e aprendendo. Rio de Janeiro: Editora Vecchi, [197-]. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/2-lendo-e-aprendendo.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
MORAES, A. C.; SANTOS, R. R.; CHAVES, P. J. da S. Contexto e desdobramentos da implantação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) no Ceará: Percepções de sujeitos envolvidos. Inter-Ação, Goiânia.v. 47, n. 1, p. 59-72, abr. 2022. https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67460 DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67460
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
OLIVEIRA, L. B. de; SOUZA, S. T. de. A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985). Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Revista Eletrônica, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 12-37, mar. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/45617. Acesso em: 12 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p12-37
OLIVEIRA, L. B. Educação no campo: Mobral no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985). 2011. 150 p. Dissertação (Mestrado Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia-MG, 2011.
RAMOS, O. C. A.; FONSECA, M. S. V. da. Por um sistema de educação permanente. In: CORRÊA, A. L. (org.). Educação de Massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS: Mobral, 1979. p. 59-84.
RIBEIRO, V. M. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Revista Educação & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 60, p. 144-158, dez. 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pH848XC5hFCqph7dGWXrCz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000300009
RIOS, E. C.; PIATTI, C. B. Fotografia das escolas ribeirinhas: a possibilidade de
reconhecer e analisar espaços e tempos pedagógicos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v. 8, n. 17, p. 278-292, ago. 2020. http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302 DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302
SANTOS, L. R. dos. Mobral:A representação ideológica do regime militar nas entrelinhas da alfabetização de adultos. Revista crítica histórica, Maceió, v. 5, n. 10, p. 304-317, dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/2961/pdf. Acesso em: 14 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0016
SCOCUGLIA, A. C. Educação de Jovens e Adultos: histórias e memórias da década de 60. Brasília: Plano Editora, 2003.
XAVIER, M. L. et al. O uso da fotografia como fonte de pesquisa sobre estudos históricos em enfermagem. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 5, mai. 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14546. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14546
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.