A didática e o ensino: narrativas sobre professores inesquecíveis e suas virtudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1068

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Ensino, Professores Inesquecíveis

Resumo

Este estudo, situado no âmbito da Didática e do ensino, centra-se nos professores inesquecíveis e suas virtudes. Assumiu, como objetivo central analisar, por meio de narrativas, as virtudes de professores inesquecíveis, as quais somaram à formação dos estudantes na Educação Básica. Em termos metodológicos, fez uso da abordagem qualitativa e da pesquisa narrativa, tendo como participantes 11 (onze) discentes da disciplina de Didática do Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Recorreu à carta pedagógica como técnica de produção de dados e à análise textual discursiva como técnica de análise das narrativas escritas. A partir das narrativas, analisou-se um conjunto de virtudes, são elas: i. Responsabilidade com a docência; ii. Sensibilidade pedagógica; iii. Exemplaridade e estética no magistério; iv. Criatividade e entusiasmo no ensino; e v. Compromisso com a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-Doutor em Educação pela UnB. Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN) da UECE. É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional (PPGE-MP) na UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade".

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de, & SILVA, F. T. (2025). A didática e o ensino: narrativas sobre professores inesquecíveis e suas virtudes. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 134–155. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1068

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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