Narrativas de docentes gays e o currículo de pedagogia: a produção de sentidos sobre um espaço de transgressão e resistência
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.923Palavras-chave:
Narrativas, Docentes Gays, Gêneros e Sexualidades, PedagogiaResumo
O presente texto tem como objetivo problematizar o currículo de um curso de Pedagogia de uma universidade federal do Nordeste brasileiro enquanto espaço de transgressão e resistência, a partir das narrativas biográficas de docentes gays. A pesquisa é do tipo biográfico-narrativa e de abordagem qualitativa. Fez-se uso de entrevista narrativa para a produção dos dados e análise na perspectiva enunciativo-discursiva bakhtiniana. As narrativas dos docentes apontaram que os currículos da Educação Básica provocam assujeitamentos e silenciamentos; entretanto, ao adentrarem no curso de Pedagogia, ocorre um movimento contrário, de (re)conhecimento de si e consequente encontro com temáticas que proporcionam experiências de problematização das posições hierárquicas e das discussões sobre as questões de gêneros e sexualidades e de suas próprias constituições enquanto sujeitos. Dessa forma, o currículo de Pedagogia que os docentes cursaram pode ser entendido como um espaço de subversões, resistências e transgressões.
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