Formação continuada de docentes para autoria baseada no modelo TPACK e na abordagem construcionista, contextualizada e significativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.411Resumo
Este estudo buscou analisar como docentes do Ensino Fundamental podem utilizar uma ferramenta de autoria em sua prática pautando-se na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, considerando os saberes do modelo TPACK, relativo a base de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos do professor. [...] Os dados emergiram da observação de fóruns, materiais didáticos produzidos e questionário de autoavaliação. Observou-se a apropriação satisfatória da ferramenta de autoria por oito docentes; seis materiais criados incluíram a abordagem satisfatoriamente. Duas propostas não contemplaram conhecimentos pedagógicos do modelo TPACK. Evidenciou-se a importância da centralidade do estudante no processo de planejamento da prática e observou-se que a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa tem potencial para promover a aprendizagem conforme o modelo TPACK, porém este carece de considerar a abordagem para que a integração dos seus saberes se realize plenamente.
Palavras-chave: Formação Docente; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; TPACK; Abordagem CCS; Tecnologias na educação.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.