Formação continuada de docentes para autoria baseada no modelo TPACK e na abordagem construcionista, contextualizada e significativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.411Resumo
Este estudo buscou analisar como docentes do Ensino Fundamental podem utilizar uma ferramenta de autoria em sua prática pautando-se na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, considerando os saberes do modelo TPACK, relativo a base de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos do professor. [...] Os dados emergiram da observação de fóruns, materiais didáticos produzidos e questionário de autoavaliação. Observou-se a apropriação satisfatória da ferramenta de autoria por oito docentes; seis materiais criados incluíram a abordagem satisfatoriamente. Duas propostas não contemplaram conhecimentos pedagógicos do modelo TPACK. Evidenciou-se a importância da centralidade do estudante no processo de planejamento da prática e observou-se que a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa tem potencial para promover a aprendizagem conforme o modelo TPACK, porém este carece de considerar a abordagem para que a integração dos seus saberes se realize plenamente.
Palavras-chave: Formação Docente; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; TPACK; Abordagem CCS; Tecnologias na educação.
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