EDITORIAL
Resumo
Editorial do Dossiê Temático: Pesquisas com narrativas (auto) biográficas: ladrilhando percursos e experiências na formação de professores e na docência
Downloads
Referências
CAVACO, C. Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 242–261, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/7587. Acesso em: 17 out. 2025.
FREITAS, H. C. L. de; ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de. Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1045–1061, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/interfaces/article/view/6429. Acesso em: 17 out. 2025.
MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. O método autobiográfico e de histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas a partir da pesquisa em educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v.11, n.27. p.149-166, out./dez.2018.
PASSEGGI, M. da C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93–113, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/8018. Acesso em: 17 out. 2025.
PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006.
SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 25, n. 11, p. 22–39, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 17 out. 2025.
VILLEGAS, M.; GONZÁLEZ, F. E. Narração autobiográfica: meio para construir a vocação e reconfigurar a identidade docente. Holos, [S. l.], v. 8, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956. Acesso em: 17 out. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






