A didática e o ensino: narrativas sobre professores inesquecíveis e suas virtudes
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1068Palavras-chave:
Didática, Formação de Professores, Ensino, Professores InesquecíveisResumo
Este estudo, situado no âmbito da Didática e do ensino, centra-se nos professores inesquecíveis e suas virtudes. Assumiu, como objetivo central analisar, por meio de narrativas, as virtudes de professores inesquecíveis, as quais somaram à formação dos estudantes na Educação Básica. Em termos metodológicos, fez uso da abordagem qualitativa e da pesquisa narrativa, tendo como participantes 11 (onze) discentes da disciplina de Didática do Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Recorreu à carta pedagógica como técnica de produção de dados e à análise textual discursiva como técnica de análise das narrativas escritas. A partir das narrativas, analisou-se um conjunto de virtudes, são elas: i. Responsabilidade com a docência; ii. Sensibilidade pedagógica; iii. Exemplaridade e estética no magistério; iv. Criatividade e entusiasmo no ensino; e v. Compromisso com a aprendizagem dos estudantes.
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