Fotografia das escolas ribeirinhas: a possibilidade de reconhecer e analisar espaços e tempos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.302Resumo
Este estudo apresentauma reflexão quanto ao uso de fotografias para compor o corpus de uma pesquisa qualitativa. Há um intenso debate nas Ciências Humanas e Sociais acerca do emprego de imagens em pesquisas, não como mera ilustração, mas com possibilidades analíticas. O debate é acirrado, sobretudo, em relação à sua utilização agregada ou não a outras fontes; entretanto, neste trabalho, as fotografias foram produzidas no contexto de pesquisa e adicionadas a outras fontes selecionadas para a investigação. Considera-se que as fotografias associadas aos demais procedimentos de análise, revelaram-se como possibilidades analíticas relevantes, visto que trouxeram outros sentidos e significados à pesquisa, contribuindo para cotejar, aproximar e revelar ao pesquisador tempos, espaços, sujeitos e contextos.
Palavras-chave:Fotografias; Pesquisa Qualitativa; Metodologia.
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