A contribuição da análise textual discursiva para compreender o PIBID como comunidade de prática

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DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.378

Resumo

Este artigo apresenta a Análise Textual Discursiva (ATD) em processo na análise de depoimentos de licenciandos e professores de Química, todos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em seis subprojetos de Química em Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se responder a seguinte pergunta: de que modo a ATD pode contribuir para compreender o impacto na formação e na prática docente de professores de Química, no âmbito do Pibid, na forma de uma comunidade de prática? Participaram da pesquisa 41 licenciandos e 13 professores de Química egressos do Programa. As informações da pesquisa foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas e de questionários. A análise dos depoimentos dos participantes justifica a tese de que as ações realizadas no Pibid ocorrem na forma de comunidades de prática, pois sua estrutura se assemelha a alguns dos pressupostos teóricos aceitos para esse modo de formação. A ATD mostrou-se adequada e potente metodologia de tratamento de informações nesta investigação qualitativa.

Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Pibid; Comunidade de Prática; Formação de Professores.

Biografia do Autor

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS

professor de Química

Doutor em Educação

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Publicado

2020-12-22