A contribuição da análise textual discursiva para compreender o PIBID como comunidade de prática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.378Resumo
Este artigo apresenta a Análise Textual Discursiva (ATD) em processo na análise de depoimentos de licenciandos e professores de Química, todos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em seis subprojetos de Química em Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se responder a seguinte pergunta: de que modo a ATD pode contribuir para compreender o impacto na formação e na prática docente de professores de Química, no âmbito do Pibid, na forma de uma comunidade de prática? Participaram da pesquisa 41 licenciandos e 13 professores de Química egressos do Programa. As informações da pesquisa foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas e de questionários. A análise dos depoimentos dos participantes justifica a tese de que as ações realizadas no Pibid ocorrem na forma de comunidades de prática, pois sua estrutura se assemelha a alguns dos pressupostos teóricos aceitos para esse modo de formação. A ATD mostrou-se adequada e potente metodologia de tratamento de informações nesta investigação qualitativa.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Pibid; Comunidade de Prática; Formação de Professores.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.