A BNCC: o embate entre a educação digital e a promoção do pensamento crítico em suas possíveis interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.697

Palavras-chave:

Educação e Cultura digital, Algoritmização, Dirigismo didático

Resumo

Este artigo provém de uma pesquisa acerca do processo de espetacularização social midiática acentuada pelo advento da “cultura digital” e, atualmente, impulsionada pelo “capitalismo de plataforma”. O objetivo é expor algumas implicações educacionais decorrentes dos rearranjos pedagógicos frente ao recrudescimento das inserções algorítmicas nos programas de ensino, de modo a normatizar as condutas dos docentes, tal como previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Buscou-se, assim, examinar certas consequências socioeducacionais proporcionadas pelo pensamento computacional via softwarização, à medida que este se mostrou determinante na reforma do ensino básico em curso. Os resultados apontaram que a prioridade digital mediante o dirigismo didático mina o desenvolvimento do pensamento crítico ante a frieza algorítmica.

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Biografia do Autor

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista(UNESP)

É licenciado e bacharel em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor pela Universidade de São Paulo. Possui estágio pós-doutorado junto à Goethe Universität (2005) e junto à Universidad des les Illes Balears (2015). Atua como Prof. Livre-Docente em Psicologia Social pela UNESP vinculado ao Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP-Araraquara, SP. Autor de "Ética, Estética e Cotidiano" (Ed. Unimep), "Psicologia sem Ética: uma reflexão histórica e filosófica da psicologia" (Ed. Unimep), "Ensaios de Teoria Crítica, Ética e Psicanálise" (Ed. Nanquin); e coautor de "10 Lições sobre Adorno" (Ed. Vozes). Organizou diversas obras dentre as quais se destacam: Zur Lage der Bildung: Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien, em parceria com o Dr. Andreas Gruschka (JW Goethe Universität – Frankfurt-DE), editado pela Verlag Barbara Budrich – Opladen • Berlim • Toronto 2015 e Escritos de Teoria Crítica e Educação: contribuições do Brasil e Alemanha , em parceria com Andreas Gruschka, Antônio A. Zuin e Luiz Roberto Gomes. São Paulo, Editora Nankin, 2015.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Lima, G. de S., & Calmon Nabuco Lastória, L. A. (2024). A BNCC: o embate entre a educação digital e a promoção do pensamento crítico em suas possíveis interfaces. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 377–399. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.697

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