Mapeando os saberes docentes: uma revisão sistemática da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.839Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de professores, Prática pedagógica, Revisão sistemáticaResumo
Este artigo realiza uma revisão sistemática da produção acadêmica sobre os saberes docentes, com o objetivo de analisar como esses saberes são construídos e mobilizados na prática educativa. A metodologia incluiu a coleta de 142 artigos na base SciELO, dos quais 18 foram selecionados após critérios de inclusão e exclusão, seguidos de análise do conteúdo. Os resultados evidenciaram que os saberes docentes são multifacetados, com ênfase nos saberes experienciais, e estão intrinsecamente ligados à formação inicial e continuada de professores, especialmente através de estágios supervisionados e programas como o PIBID. Conclui-se que a vivência em contextos reais de ensino é crucial para a construção e mobilização desses saberes, destacando a necessidade de maior integração entre teoria e prática na formação docente.
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