De volta à heteronomia? A moral nas escolas cívico-militares

Autores

  • Rafael Pétta Daud Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0001-9038-3399
  • Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.601

Palavras-chave:

Escolas Cívico-Militares, Heteronomia Moral, Democracia, Educação

Resumo

Para justificar a implementação de Escolas Cívico-Militares (ECIM) junto ao sistema público de ensino, o governo federal em exercício até 2022 claramente se posicionou a favor de determinados princípios educativos considerados fortemente heterônomos. Concomitantemente, prometeu adequar a medida à legislação educacional brasileira. Esta, costuma apontar para a busca pela autonomia moral através da democratização das relações escolares. Diante destas notórias contradições, o presente artigo visa esclarecer qual é, de fato, a finalidade da educação moral proposta pela principal norma reguladora das ações pedagógicas em uma ECIM: as Diretrizes para as Escolas Cívico-Militares (BRASIL, 2021). Para tanto, respaldados pelo método hermenêutico analisamos o documento, nele privilegiando suas indicações mais diretamente voltadas à dimensão da convivência escolar. Concluímos que o governo federal em questão, ao mesmo tempo em que estabeleceu a heteronomia moral como princípio educativo para as ECIM, tomou a autonomia moral como um princípio qualitativamente inferior, sugerindo-a, inclusive, como um contravalor.

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Biografia do Autor

Rafael Pétta Daud, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2022). Professor Adjunto vinculado ao
Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos e
Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq)

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Livre-Docente da Universidade
Estadual Paulista (Departamento de Psicologia da Educação da FCLar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq)

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Pétta Daud, R., & Calmon Nabuco Lastória, L. A. . (2023). De volta à heteronomia? A moral nas escolas cívico-militares. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(27), 473–495. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.601