Pedagogy of the oppressed and autoethnography: a methodological combination for the development and implementation of critical educational programs in the healthcare field
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.881Keywords:
Qualitative Research, Methodology, Contextualized Education, Experience-Based Learning, Health Knowledge, Attitudes, PracticeAbstract
O pensamento e a prática de saúde no Brasil são cunhados na ciência hegemônica colonizatória, deixando muitas vozes excluídas. Para transformar essa realidade, faz-se pertinente a adoção de metodologias enraizadas na realidade nativa. O objetivo deste artigo é propor uma metodologia de pesquisa inovadora para elaborar ações educativas com abordagem crítica em ambientes acadêmicos ou da prática profissional em saúde e que sejam conectadas com as reais demandas dos estudantes e/ou profissionais, assim como da população a quem os profissionais de saúde atendem. Tal proposta se baseia na combinação da Investigação de Temas Geradores – proposta por Paulo Freire em sua Pedagogia do Oprimido – com a Autoetnografia. Essa combinação metodológica pode ser adotada em iniciativas pontuais ou constituir-se como estratégia institucional perene. De modo mais amplo, a reflexão crítica sobre possibilidades metodológicas pode inspirar a germinação de outras abordagens criativas que promovam justiça social ao mesmo tempo que expandem o conhecimento.
Downloads
References
ACOSTA, S.; GOLTZ, H. H.; GOODSON, P. Autoethnography in action research for health education practitioners. Action Research, [s. l.], v. 13, n. 4, p. 411-431, mar. 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1476750315573589. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1476750315573589
ADKINS, S. D. H.; HUGHES, S. Back to the Future of Autoethnography. Journal of Autoethnography, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 297-303, jul. 2020. Disponível em: https://online.ucpress.edu/joae/article-abstract/1/3/297/110965/Back-to-the-Future-of-Autoethnography?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1525/joae.2020.1.3.297
ALMEIDA, C. D. de; STRECK, D. R. Palavra/palavração. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
BECKER, F. Epistemologia. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
BOMBASSARO, L. C. Hermenêutica. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. E-book.
BRANDÃO, C. R. Círculos de Cultura. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a. E-book.
BRANDÃO, C. R. Método Paulo Freire. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. E-book.
BRASIL. Lei no 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 1, 16 abr. 2012.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
CARON, M. M. Hegel/Hegelianismo. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
CHANG, H. Autoethnography in health research: Growing pains? Qualitative Health Research, [s. l.], v. 26, n. 4, p. 443-451, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1049732315627432. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732315627432
CHEVALIER, J. M.; BUCKLES, D. J. Participatory Action Research: Theory and Methods for Engaged Inquiry. 2. ed. Abingdon; Nova York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351033268
CIMBLERIS-ALKMIM, A.; MENDONÇA, S. de A. M.; RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D. Fitoterapia contemporânea no Brasil: um paralelo com a teoria da ação antidialógica de Paulo Freire. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 11, n. 28, p. 825-855, set./dez. 2023. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/597. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.597
CUSTER, D. Autoethnography as a transformative research method. The Qualitative Report, [s. l.], v. 19, n. 37, p. 1-13, set. 2014. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol19/iss37/3/. Acesso em: 28 set. 2024.
DENZIN, N. K. Critical Qualitative Inquiry. Qualitative Inquiry, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 8-16, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1077800416681864. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800416681864
DENZIN, N. K. Performance Autoethnography: Critical Pedagogy and the Politics of Culture. 2. ed. Londres; Nova York: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315159270
DIVERSI, M.; MOREIRA, C. Performing Betweener Autoethnographies Against Persistent Us/Them Essentializing: Leaning on a Freirean Pedagogy of Hope. Qualitative Inquiry, [s. l.], v. 22, n. 7, p. 581-587, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1077800415617208. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800415617208
ELLIS, C. The ethnographic I: a Methodological Novel about Autoethnography. Walnut Creek: AltaMira, 2004.
ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: an overview. Forum Qualitative Sozialforschung, [s.l.], v. 12, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1589. Acesso em: 28 set. 2024.
ESCOBAR, M. Ad-mirar. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; VITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
FINLAY, L. ‘Rigour’, ‘ethical integrity’ or ‘artistry’? Reflexively Reviewing Criteria for Evaluating Qualitative Research. British Journal of Occupational Therapy, [s. l.], v. 69, n. 7, p. 319-326, jul. 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/030802260606900704. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/030802260606900704
FLEMING-CASTALDY, R. P. A macro perspective for client-centred practice in curricula: Critique and teaching methods. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, [s. l.], v. 22, n. 4, p. 267-276, fev. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/11038128.2015.1013984. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3109/11038128.2015.1013984
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação – Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em Três Artigos Que Se Completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um Reencontro Com a Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. À Sombra Desta Mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016. E-book.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 68. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FURTADO, B. T.; CIMBLERIS-ALKMIM, A.; LIMA, F. A. S. O., RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D. Autoetnografia colaborativa em tempos de pandemia: uma experiência de ensino-aprendizagem terapêutica e decolonial. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 26, e210140, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/nDGHLzsMCZRbrtnN7HQXnVC/?lang=pt. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210140
GALLÉ, J.; LINGARD, L. A medical student’s perspective of participation in an interprofessional education placement: An autoethnography. Journal of Interprofessional Care, [s. l.], v. 24, n. 6, p. 722-733, nov. 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20397837/ Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3109/13561820903274954
GAMA, F. A autoetnografia como método criativo: experimentações com a esclerose múltipla. Anuário Antropológico, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 188-208, maio/ago. 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/aa/5872. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.5872
GASTALDO, D. Congruência Epistemológica Como Critério Fundamental de Rigor na Pesquisa Qualitativa na Saúde. In: BOSI, M. L. M.; GASTALDO, D. (org.). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2021. p. 77-105.
GUARESCHI, P. Teoria Crítica. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
KLEIN, R. Escrever/escrita. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LE ROUX, C. S. Exploring rigour in autoethnographic research. International Journal of Social Research Methodology, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 195-207, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13645579.2016.1140965. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13645579.2016.1140965
MENDONÇA, S. de A. M.; FREITAS, E. L. de; RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D. Competencies for the provision of comprehensive medication management services in an experiential learning project. PLoS ONE, [s. l.], v. 12, n. 9, e0185415, set. 2017. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0185415. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0185415
MINAYO, M. C. de S. Modalidades de Abordagens Compreensivas. In: MINAYO, M. C. de S. (Ed.). O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. p. 143-302.
MIRANDA, K. C. L.; BARROSO, M. G. T. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 631-635, jul./ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/SHXzNcpH8nxwKZ8GjQ5cc6c/?lang=pt#. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000400008
PASSOS, L. A. Fenomenologia. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a. E-book.
PASSOS, L. A. Tema Gerador. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. E-book.
RAIMONDI, G. A.; MOREIRA, C.; BARROS, N. F. de. This Text Is (Not) a Scientific Paper. Qualitative Inquiry, [s. l.], v. 26, n. 7, p. 931-940, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1077800419868510. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800419868510
RAIMONDI, G. A.; MOREIRA, C.; BRILHANTE, A. V.; BARROS, N. F. de. A autoetnografia performática e a pesquisa qualitativa na Saúde Coletiva: (des)encontros método+lógicos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 12, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/QpHzDBkR6cLpWjttVfxm7LP/?lang=pt#. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00095320
RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D. Overview and prospect of autoethnography in pharmacy education and practice. American Journal of Pharmaceutical Education, [s. l.], v. 84, n. 1, p. 156-165, jan. 2020. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S000294592301611X. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe7127
RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D.; MENDONÇA, S. de A. M.; CIMBLERIS-ALKMIM, A. Autoethnography in pharmacy education and practice. In: DOUGLAS, K; CARLESS, D. Autoethnography: pedagogy and practice. London: Routledge, 2025. p. 81-99 DOI: https://doi.org/10.4324/9781032708614-6
ROMÃO, J. E. Paradigmas do Oprimido. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
SILVA, D. A. M.; MENDONÇA, S. de A. M.; O’DOUGHERTY, M.; RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D.; CHEMELLO, C. Autoethnography as an instrument for professional (trans)formation in pharmaceutical care practice. Qualitative Report, [s. l.], v. 22, n. 11, p. 2926-2942, nov. 2017. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol22/iss11/6/. Acesso em: 28 set. 2024.
SILVA, I. M. V. e; RAMALHO-DE-OLIVEIRA, D.; MENDONÇA, S. de A. M.; RIBEIRO, M. A. Experiência Subjetiva com Medicamentos de Pacientes convivendo com o Câncer de Mama: um Fotovoz. Revista Brasileira de Cancerologia, [s. l.], v. 64, n. 2, p. 167-175, abr./jun. 2018. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/75. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n2.75
SOUZA, L. K. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, maio/ago. 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005. Acesso em: 28 set. 2024.
TRACY, S. J. Qualitative Research Methods: Collecting Evidence, Crafting Analysis, Communicating Impact. Pondicherry: Wiley-Blackwell, 2013.
TROMBETTA, S.; TROMBETTA, L. C. Vocação Ontológica. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
VIEIRA, A. Cartas Pedagógicas. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
ZITKOSKI, J. J. Ser Mais. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. E-book.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Qualitative Research Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.