Pesquisa-formação de docentes em perspectivas distintas: Brasil e Portugal em evidência
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1111Palavras-chave:
Pesquisa-Formação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Formação DocenteResumo
O texto objetiva analisar os modos de conceber e direcionar a realização de pesquisas, com foco na abordagem da Pesquisa-Formação, em dois Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGEs, na perspectiva de duas universidades de países distintos - Brasil e Portugal. A metodologia adotada para a feitura deste artigo fundamenta-se em narrativas sistematizadas sob forma de cartas, escritas pelas três autoras, contendo reflexões embasadas nas análises de processos de pesquisa e formação nos referidos PPGEs. Com esteio nas análises, infere-se que há várias peculiaridades nos modos de conceber e fazer Pesquisa-Formação, sendo que cada formato apresenta ainda singularidades de acordo com cada temática e foco atribuído ao objeto estudado. As dimensões criativa, crítica e coletiva perpassam a feitura dessas investigações, constituindo potentes processos formativo-investigativos.
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