Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275Resumo
Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.
Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative research
Abstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.
Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education.
Downloads
Métricas
Referências
AUGUSTO, C. A. et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007- 2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 51, n. 4, p. 745-764, out./dez. 2013. Diponível em: http://www.scielo.br/pdf/resr/v51n4/a07v51n4.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. 1. ed. Porto, Portugal: Porto, 1994.
BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Brasília, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/ 2013/res 0466_ 12_12_2012. Acesso em: 17 jul. 2018.
CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São João del-Rei, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
CHUEKE, G. V.; LIMA, M. C. Pesquisa qualitativa: evolução e critérios. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 11, n. 128, p. 63-69, jan. 2012.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.
DUARTE, S. J. H.; MAMEDE, M. V.; ANDRADE, S. M. O. Opções teórico-metodológicas em pesquisas qualitativas: representações sociais e discurso do sujeito coletivo. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 620-626, 2009.
FARIAS, P. A. M.; MARTIN, A. L. A. R.; CRISTO, C. S. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 143-158, jan./mar. 2015.
FIGUEIREDO, M. Z. A.; CHIARI, B. M.; GOULART, B. N. G. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 129-136, abr. 2013.
FONTANELLA, B. J. B.; CAMPOS, C. J. G.; TURATO, E. R. Coleta de dados na pesquisa clínico-qualitativa: uso de entrevistas não-dirigidas de questões abertas por profissionais de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 5, p. 812-820, set./out. 2006.
FONTANELLA, B. J. B.; RICAS, J.; TURATO, E. R. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008.
GOMES, R. Pesquisa qualitativa em saúde. 1. ed. São Paulo: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2014.
GONÇALVES, H.; MENASCHE, R. Pesquisando na interface: problemas e desafios a partir da pesquisa qualitativa em saúde. Interface, Botucatu, v. 18, n. 50, p. 449-456, 2014.
GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução de Mareei Aristides Ferrada Silva. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GUERRIERO, I. C. Z.; CAMPOS, C. M. S. Aspectos éticos da pesquisa empírica em saúde. In: HOGA, L. A. K.; BORGES, A. L. V. Pesquisa empírica em saúde: guia prático para iniciantes. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2016. p. 22-32. Disponível em: http://www.ee.usp.br/cartilhas/pesquisa_empirica_saude_2016.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
HOGA, L. A. K.; PEREIRA, P. F. Paradigmas de pesquisa. In: HOGA, L. A. K.; BORGES, A. L. V. Pesquisa empírica em saúde: guia prático para iniciantes. 1. ed. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2016. p. 13-21. Disponível em: http://www.ee.usp.br/cartilhas/pesquisa_empirica_saude_2016.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
INOUE, C. Y. A; VALENÇA, M. M. Contribuições do Aprendizado Ativo ao Estudo das Relações Internacionais nas universidades brasileiras. Meridiano, Brasília, v. 47, n. 18, p. 01-15, out. 2017.
LAPAN, S. D.; QUARTAROLI, M. T.; RIEMER, F. J. (ed.). Qualitative research: an introduction to methods and designs. 1. ed. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2012.
MICHAELSEN, L. K.; SWEET, M. The Essential Elements of Team-Based Learning. New directions for teaching and learning. Wiley InterScience, Pittsburgh (USA), n. 116, p. 07-27, dez. 2008.
MICHAELSEN, L. K; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-based learning: a transformative use of small groups in college teaching. 1. ed. Virginia: Stylus Publishing, 2004.
MINAYO, M. C. S. Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 16-17, jan. 2017.
MINAYO, M. C. S; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2326-2327, jan./ago. 2016.
MORAES, M. A. A. et al. Simulação da prática profissional no processo de ensino e aprendizagem e na pesquisa qualitativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 5. 2016, Porto. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2016. p. 873-880.
MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor da pesquisa qualitativa. Rev. Bras Ens Ci.Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p.405- 424, jan./abr. 2018.
OTANI, M. A. P., et al. Pesquisa-ação como estratégia reflexiva sobre pesquisa qualitativa em uma disciplina de mestrado. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Atas... Aveiro: Ludomedia, 2018. p. 329-337.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
SCHLIEMANN, A. L. et al. A formação de professor em metodologia ativa na Universidade de Sorocaba (UNISO). In: PROBLEM BASED LEARNING INTERNATIONAL CONFERENCE, 1. 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2016.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 16, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 20 fev. 2019.
SOUZA, C. D. F.; ANTONELLI, B. A.; OLIVEIRA, D. J. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 659-677, ago./dez. 2016.
SOUZA, C. S., IGLESIAS A. G., PAZIN-FILHO A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, nov. 2014
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.