Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa

Autores

  • Márcia Aparecida Padovan Otani Faculdade de Medicina de Marília, SP
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Faculdade de Medicina de Marília, SP
  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília, SP
  • Adriana Avanzi Marques Pinto Fundação Educacional do Municipio de Assis, SP
  • Carlos Aberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275

Resumo

Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.

Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.

 

 Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative research

Abstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.

Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education.

 

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Padovan Otani, Faculdade de Medicina de Marília, SP

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Estadual de Campinas (Unicamp). Docente da disciplina de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Marília, SP, Brasil.

Elza de Fátima Ribeiro Higa, Faculdade de Medicina de Marília, SP

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da disciplina de Educação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Marília, SP, Brasil. 

Maria José Sanches Marin, Faculdade de Medicina de Marília, SP

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Marilia, SP, Brasil. 

Adriana Avanzi Marques Pinto, Fundação Educacional do Municipio de Assis, SP

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente da Fundação Educacional do Municipio de Assis (FEMA)

Carlos Aberto Lazarini, Faculdade de Medicina de Marília, SP

 Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociência, Universidade de São Paulo (USP). Docente da disciplina de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Marília, SP, Brasil. 

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Otani, M. A. P., Higa, E. de F. R., Marin, M. J. S., Pinto, A. A. M., & Lazarini, C. A. (2019). Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(14), 193–207. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275