Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571Palavras-chave:
Formação de professores, Rede de significação, Redes de formação, PortfóliosResumo
Os portfólios têm sido usados em diferentes contextos. O objetivo deste artigo foi descrever e compreender o uso de portfólios nas redes de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo corpus foi de 55 resumos de artigos acadêmicos obtidos de um mapeamento. Os resumos foram analisados pela Análise Textual Discursiva e pela análise de similitude do IRaMuTeQ, emergindo da análise a rede de significação em diferentes níveis e modalidades de ensino. Os resultados alertam para cuidados éticos no uso dos portfólios e para a importância de tomá-los como registro sob uma perspectiva coletiva, em que o léxico escolar mostrou pessoas, propósitos, conteúdos, instituições e suportes em que os portfólios foram produzidos. Acrescenta-se que o portfólio favorece criativas proposições de professores e estudantes em atividade pedagógica e de pesquisa conjuntas, intensificando, assim, as redes de formação e afastando-se de uso normativo desse artefato.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO; Z. R.; ALVARENGA, G. M. Uma alternativa para o gerenciamento do ensino e da aprendizagem. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 35, p. 187-210, set./dez., 2006. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2114. Acesso em: 15 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae173520062114
BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
CALIXTO, V. Reflexões acerca do desenvolvimento da autoria no exercício de escrita envolvido na análise textual discursiva: um horizonte compreensivo. Revista de Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 19, p. 835-862, dez., 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/353. Acesso em: 26 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.353
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para o uso do Software IRaMuTeQ. Florianópolis, 2021. Disponível em: www.laccos.ufsc.br. Acesso em: 22 dez. 2021.
FAHEY, K.; LAWRENCE, J. F.; PARATORE, J. Using Electronic Portfolios to Make Learning public. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Hoboken, v. 50, n. 6, p. 460-471, mar. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234117860_Using_Electronic_Portfolios_to_Make_Learning_Public. Acesso em: 17 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1598/JAAL.50.6.4
GALÁN-MAÑAS, A. Articulación de la carpeta de aprendizaje en la formación por competencias de traductores. Revista Complutense de Educación. Madrid. v. 26, n. 2, p. 385-40. 2015. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/43232. Acesso em: 09 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.n2.43232
GEIGER, J.; SHUGARMAN, S. Portfolios and Case Studies to Evaluate Teacher Education Students and Programs. Action in Teacher Education, Washington, v. 10, n. 3, p. 31-34. 1988. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01626620.1988.10519403. Acesso em: 14 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01626620.1988.10519403
GINZBURG, N. Léxico Familiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
GOROSPE, J. M. C.; APRAIZ, E. J. A.; CUENCA, L. P. G. El e- portafolio en el proyecto Elkarrikertuz: Las narrativas audiovisuales en el aprendizaje de la cultura escolar y la formación inicial del profesorado reflexivo. Revista de Docencia Universitaria. Número monográfico III, Valência, v. 7, n. 1, p. 1-17, jun. 2009. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6253. Acesso em: 14 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2009.6253
GROIBBÖCK, P. Teaching E-Portfolios in Teacher Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 7, s/n, special focus paper, p. 42-49, nov. 2012. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/2324. Acesso em: 13 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v7iS2.2324
HEID, M. Das pädagogische Portfolio – Die Privatheit der Lehrpersonen in der Öffentlichkeit von Bildungsorganisationen. Österreich Z Soziol, Vienna, v. 39, s/n, p. 41-60, set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11614-014-0130-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s11614-014-0130-x
HENKIN, R. Emerging Feminist Themes Found in Graduate Students' Portfolios Written by Women Elementary School Teachers. Action in Teacher Education, Washington, v. 15, n. 4, p. 20-28, out. 1994. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/104654. Acesso em: 15 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01626620.1994.10463174
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva 2009.
KLUTH, V. S. A rede de significação: um pensar metodológico de pesquisa. In: BICUDO, M. A. V. (org). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora, 2011. p. 75-98.
LEA, V. The Reflective Cultural Portfolio Identifying Public Cultural Scripts In The Private Voices Of White Student Teachers. Journal of Teacher Education, Nova York, v. 55, n. 2, mar./apr., p. 116-127, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249704292_The_Reflective_Cultural_Portfolio_Identifying_Public_Cultural_Scripts_in_the_Private_Voices_of_White_Student_Teachers. Acesso em: 22 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487103261842
LIBÂNEO, J. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. p. 63-93.
LYONS, N. Reflection and Reflective Inquiry: critical issues, evolving conceptualizations, contemporary claims and future possibilities. In: LYONS, N. (org.). Handbook of Reflection and Reflective Inquiry. Nova York: Springer Nova York, 2010. p. 3-22. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-85744-2_1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-85744-2_1
MATEIRO, T.; PEDROLLO, S. O céu está caindo: música, drama e imaginação. Revista da ABEM, Maringá, v. 26, n. 40, p. 114-130, jan./jun., 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/749. Acesso em: 11 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4007
MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. S. Clubes de Ciências como espaço de alfabetização científica e ecoformação. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 811-833, set./dez., 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3468. Acesso em: 18 jun. 2021.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 9. n. 2, p. 191-211. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
OLIVEIRA, A. R. A., AMORIM, R. M.; PIZZI, L. C. V. Disciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 1 p. 263-278, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2114. Acesso em: 21 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.14244/198271992114
OLIVEIRA, R. A.; LOPES, C. E. O ler e o escrever na construção do conhecimento matemática no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42B, p. 513-534, abr., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7znFXKwC56jFDBCZvNKxgNJ/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000200006
PARDIÑAS; M. X. A.; BARUJEL, A. G.; MESA, L. M. El Portafolio como herramienta de análisis de experiencias de formación on-line y presenciales. Enseñanza, Salamanca, v. 21, p. 101-114. 2003. Disponível em: http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:20329/portafolios_herramienta.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.p. 17-47.
RAMOS, M. G; LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M. P. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CIAIQ, 2018. p. 505-514. 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1676/1628. Acesso em: 14 fev. 2023.
REMPEL, C. et al. Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 9, n. 19, p. 39-50, mai./ago., 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/c13f/fe6fa426eec18dd2c34a5744e42e17d7332f.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5594
RIGUE, F. M. Rizomas em Educação. Veranópolis: Diálogo Freireano, 2021.
ROCHA, J. Entrevista a especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didáctica, Aveiro, v. 4, n. 2, p. 1-39 2012. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4211. Acesso em 15 ago. 2021.
SÁ-CHAVES, I. Os portfolios reflexivos também trazem gente. Porto: Porto Editora, 2005.
SAMPAIO, C. S. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro. In: RIOS, J. A. V. P. (org.) Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021, p. 217-240.
SERRAZINA, M. L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p.266-283, maio. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355/162. Acesso em: 14 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199355
SOUSA, R. O texto na análise textual discursiva: uma leitura hermenêutica da “tempestade de luz”. Revista de Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 19, p. 641-660, dez. 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/O-texto-na-an%C3%A1lise-textual-discursiva%3A-uma-leitura-Sousa/c0f3f1a3f7c73dd43d3bd67e2ed5479eedd39e64. Acesso em: 12 mai. 2021.
VILLAS BOAS, B. M. F. (org.). Conversas sobre a avaliação. Campinas: Papirus, 2019.
VILLAS BOAS, B. M. F. Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 5. ed. Campinas: Papirus, 2004.
ZAMBAN, R. É. A Hermenêutica Filosófica na ATD. Revista de Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 19, p. 661-676, dez. 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/368. Acesso em: 12 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.368
ZAMBRA, A. A alegria do relato. In: GINZBURG, N. (Org.). Léxico Familiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 7-12.
ZEICHNER, K.; WRAY, S. The teaching portfolio in US teacher education programs: what we know and what we need to know. Teacher and Teacher education. Amsterdã, v. 17, n. 5, p. 613-621. 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/222161803_The_teaching_portfolio_in_US_teacher_education_programs_What_we_know_and_what_we_need_to_know. Acesso em: 12 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(01)00017-8
ZUBIZARRETA, J. Teaching portfólios and the beginning teacher. Phi Delta Kappan, Nova York, v. 76, n. 4, p. 323, dez. 1994. Disponível em: https://link-gale.ez.periodicos.capes.gov.br/apps/docA16527522/AON&xid=d25a1e55. Acesso em: 12 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.