Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571

Palavras-chave:

Formação de professores, Rede de significação, Redes de formação, Portfólios

Resumo

Os portfólios têm sido usados em diferentes contextos. O objetivo deste artigo foi descrever e compreender o uso de portfólios nas redes de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo corpus foi de 55 resumos de artigos acadêmicos obtidos de um mapeamento. Os resumos foram analisados pela Análise Textual Discursiva e pela análise de similitude do IRaMuTeQ, emergindo da análise a rede de significação em diferentes níveis e modalidades de ensino. Os resultados alertam para cuidados éticos no uso dos portfólios e para a importância de tomá-los como registro sob uma perspectiva coletiva, em que o léxico escolar mostrou pessoas, propósitos, conteúdos, instituições e suportes em que os portfólios foram produzidos. Acrescenta-se que o portfólio favorece criativas proposições de professores e estudantes em atividade pedagógica e de pesquisa conjuntas, intensificando, assim, as redes de formação e afastando-se de uso normativo desse artefato.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Silva de Antiqueira, L., Corrêa Pereira, E., Costa Machado, C., & do Carmo Galiazzi, M. . (2023). Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(27), 496–515. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571